Governo do Amazonas beneficia instituição social e agricultores de Manicoré

admin

O Fundo de Promoção Social (FPS) do Governo do Amazonas realizou nesta quinta-feira, 29 de novembro, a entrega de equipamentos para o Centro Juvenil Salesiano de Manicoré e implementos agrícolas para os produtores rurais do município, que fica a 390 quilômetros de Manaus. Os benefícios têm a intenção de melhorar os serviços da instituição, que atende mais de 400 adolescentes, e auxiliar no trabalho agrícola de mais de cinco mil famílias.

Os materiais foram entregues pela presidente do FPS e primeira-dama do Estado, Nejmi Aziz, que anunciou, por determinação do governador Omar Aziz, novos investimentos, em 2013, para Manicoré. Os materiais para o Centro Salesiano foram disponibilizados por meio do convênio firmado entre o Governo Estadual e a Inspetoria Salesiana Missionária de Manicoré, no valor de R$ 108, 1 mil, após a aprovação do projeto pelo Conselho Deliberativo do FPS.
 As doações para o Centro compreendem materiais para estruturação do refeitório, biblioteca e dos cursos profissionalizantes de informática, serralheria, serigrafia, arte culinária, desenho, pintura, artesanato e corte e costura, assim como aulas de danças, teatro e esporte.
 Na ocasião da entrega dos equipamentos, a presidente do FPS também anunciou que a instituição vai receber um novo projeto de geração de renda para as mulheres do município. “A instituição vai dar entrada no projeto de manicure e pedicure, junto ao Fundo de Promoção Social, para concretizar novos sonhos que eles possuem no Centro”, comentou Nejmi Aziz.
 Conforme o diretor da instituição, Padre Antônio de Assis, as doações vão colaborar para a qualidade de vida da população. “É fundamental esse apoio porque vai ajudar na formação de novos profissionais e também capacitar a comunidade para a geração de emprego e renda”.
 Investimento 2013 – Com determinação do governador Omar Aziz, a primeira-dama anunciou que o município vai passar a ter, em 2013, na área da educação, um Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti). Para a comunidade de Santo Antônio de Matupi, localizada no quilômetro 180 da Rodovia Transamazônica, no município de Manicoré, serão realizadas obras de pavimentação nas ruas, bem como será implantado um Serviço de Pronto Atendimento (SPA) na comunidade.
 “O Governo do Amazonas faz parcerias com instituições sérias e leva esse trabalho e projetos para todo o Amazonas, porque essa é a intenção do governador Omar Aziz”, enfatizou a presidente do FPS.
 Produtores rurais – Os equipamentos doados pelo Governo do Amazonas, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), vão beneficiar mais de cinco mil famílias que vivem da produção de melancia, banana, farinha de mandioca, maracujá e hortaliças.
 Segundo informações do Idam, o município escoa 60% das produções para a capital amazonense. Os materiais doados foram: 420 rabetas; 40 forno; 40 catitu; 50 kit ferramenta; 60 kit pescador; 700 motor de 5,5 CV; dois Grupos Geradores de 7,5 KVA e um Grupo Gerador de 30 KVA.
 O produtor rural Pedro de Castro garante que os benefícios podem alavancar a sua produção. “Agradecemos essa ajuda porque vamos poder aumentar nossa produção para Manaus e outras comunidades de Manicoré”, disse.
 
 
FOTOS: ROBERTO CARLOS/AGECOM
Leave a comment