Coordenador Geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde visita o Hemoam

admin

A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), recebeu na manhã desta quarta-feira, 9 de janeiro, o titular da Coordenação Geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde, Guilherme Genovez. A Coordenação Geral é o órgão responsável por implementar, no Brasil, o Sistema Nacional de Sangue.

O coordenador veio conhecer as dependências do hemocentro do Amazonas, bem como os laboratórios da instituição, entre eles, o Laboratório NAT, que está em fase de testes no Hemoam e que irá proporcionar maior segurança no sangue transfundido no Estado.

Genovez se disse impressionado com os procedimentos de clínica médica feitos na instituição e com os espaços dedicados ao Ensino e Pesquisa. A visita foi conduzida pelo diretor-presidente do Hemoam, Nelson Fraiji, que apresentou ao coordenador a planta e o terreno onde será construído o primeiro Hospital do Sangue do Amazonas. Também apresentou o mapa que mostra os hemonúcleos do Hemoam no interior, compondo a hemorrede do Estado.

Mestrado em Hematologia – O primeiro da região norte e o terceiro a ser implantado em todo o Brasil, o Mestrado em Hematologia foi um dos assuntos destacados durante a visita. No primeiro semestre deste ano, as aulas da primeira turma serão iniciadas. O mestrado em Hematologia é será ministrado pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA) em parceria com o Hemoam e o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas e Fiocruz.

Fonte: AGECOM
Leave a comment