Exame que detecta Aids e hepatite C com rapidez passa a ser obrigatório

admin

O teste será obrigatório na rede pública e particular de saúde.
Exame detecta o vírus antes de um anticorpo se manifestar.Editais-areas-ciencia-tecnologia-pesquisa_ACRIMA20130807_0021_15

A partir de agora um exame que detecta com mais rapidez a presença dos vírus da Aids e da hepatite C passa a ser obrigatório na rede pública e particular de saúde de todo Brasil

A vantagem desse teste em relação aos convencionais é que ele detecta a presença do DNA, ou seja, do material genético dos vírus que causam as doenças. Já os exames convencionais só identificam que organismo está infectado depois que um anticorpo se manifesta. Nesse estágio, a doença já está em um estágio mais avançado.

Segundo o Ministério da Saúde, o tempo de detecção da Aids vai cair de 22 para 10 dias e o da hepatite C, de 35 para 10 dias. Dessa forma, o sangue que estiver livre desses dois vírus também vai ser liberado mais rapidamente e com mais segurança para a doação.

Outra novidade anunciada é que a idade máxima para a doação de sangue aumentou de 67 para 69 anos. Com isso, segundo o Governo, dois milhões de pessoas poderão se tornar doadoras de sangue.

Fonte: Jornal Hoje

Leave a comment