Semsa inicia campanha contra o câncer bucal e vacinação contra a gripe

admin

Manaus-Amazonas-Amazonia-cotidiano-saude-Influenza-vacinacao-virose-semsa-campanha-Ministerio_do_Saude-idosos-criancas-gestantes-Saude_Bucal-dentes-higiene_bucal-H1N1_ACRIMA20130415_0017_15

A vacina protege contra a gripe sazonal (conhecida como gripe comum) e a gripe influenza A (H1N1), sendo que a criança ou o adulto pode receber outras vacinas do calendário na mesma hora de aplicação da vacina contra a influenza. A orientação é somente utilizar locais de aplicação diferente

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) iniciou na manhã desta segunda-feira (15) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe) e a Campanha de Prevenção ao Câncer Bucal. A meta da campanha da gripe para este ano é imunizar cerca de 245 mil pessoas até o dia 26 de abril, em todas as unidades de saúde da Semsa, sendo o dia 20 de abril, sábado, o dia “D” de Mobilização Nacional contra a Influenza.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Evandro Melo, o dia D da campanha terá sua abertura oficial no Parque do Idoso, às 9h, e contará com 873 postos de vacinação em toda a cidade, envolvendo mais de 5 mil pessoas em pontos estratégicos das quatro zonas da cidade. “Além de vacinar os grupos prioritários contra a gripe, a Semsa também vai verificar a saúde bucal das pessoas com mais de 50 anos de idade. A campanha pretende desenvolver ações de Educação em Saúde e promover a realização de exames odontológicos com ênfase na busca de lesões com potencial cancerígeno”, afirmou o secretário.

A vacinação imunizará contra a gripe os idosos, crianças de 6 meses a menores de 2 anos, gestantes, indígenas, pessoas portadoras de doenças crônicas, as puérperas (mulheres no período de até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde e a população presidiária.

A vacina protege contra a gripe sazonal (conhecida como gripe comum) e a gripe influenza A (H1N1), sendo que a criança ou o adulto pode receber outras vacinas do calendário na mesma hora de aplicação da vacina contra a influenza. A orientação é somente utilizar locais de aplicação diferente.

A gerente de Imunização da Semsa, enfermeira Maria das Dores Rodrigues, informa que a Semsa ainda continua realizando o agendamento de vacinação do idoso acamado até nesta quarta-feira (17). Para isso, é necessário informar além do nome do responsável e telefone de contato, nome do idoso, idade, endereço completo (com indicação de ponto de referência) e o problema de saúde do acamado.

O agendamento pode ser feito nas unidades de saúde mais próxima da casa do idoso ou pelo telefone 0800-280-8-280, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h. As unidades de saúde funcionam, em horário normal, das 7h30 às 18h, e as de horário estendido, das 18h às 21h, e aos sábados, das 7h às 17h. O período de vacinação dos acamados acontece de 15 a 19 de abril e de 22 a 24 de abril.

A enfermeira informa que é muito importante que as famílias sejam criteriosas e só façam a solicitação do serviço naqueles casos em que o idoso esteja realmente impossibilitado de comparecer à unidade de saúde para receber a vacina. Para agendar a vacinação do idoso acamado, a pessoa que ligar deverá fornecer, além do próprio nome e CPF, as seguintes informações sobre o idoso: nome, número de documento de identidade e endereço completo (se possível, com indicação de pontos de referência). É necessário informar, também, o problema de saúde do acamado.

 

Câncer Bucal

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Evandro Melo, as ações da campanha contra o câncer bucal serão executadas por cirurgiões dentistas nas Unidades Básicas de Saúde e uma equipe de profissionais também estará disponível para realizar os exames no Parque Municipal do Idoso, das 8h às 17h, no dia 20 de abril. Os exames ainda poderão ser realizados nas Unidades Móveis de Saúde Bucal. Os casos suspeitos serão encaminhados para os Centros de Especialidade Odontológica (CEOs), que integram a Rede de Atenção Primária de Manaus, para confirmar ou não o diagnóstico.

O câncer bucal surge com tumores malignos que atingem a boca e parte da garganta, podendo se desenvolver nos lábios, na língua, céu da boca, gengiva amígdala e glândulas salivares.

De acordo com a gerente da Rede de Saúde Bucal da Semsa, Shirley Maria de Araújo Passos, a doença é mais frequente entre indivíduos do sexo masculino e na faixa etária acima dos 50 anos. “Os riscos aumentam quando há associação com o uso de álcool e cigarro, além da má higiene bucal e uso de próteses dentárias mal-ajustadas”, explica Shirley Passos.

As lesões suspeitas podem ser identificadas em exames de rotina da cavidade oral realizados pelo cirurgião dentista, prevenindo o desenvolvimento do câncer bucal. Os sinais de alerta são feridas que não cicatrizam nos lábios e na boca, machas brancas ou avermelhadas nas gengivas, língua ou mucosa oral, tumorações ou endurações (caroços) na região da boca ou pescoço. O exame regular deve ser feito pelo menos uma vez ao ano.

Fonte: acritica

Leave a comment