EducaçãoNovidades

Vestibular 2013 da UEA encerra sem incidente e baixo índice de abstenções

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) realizou no sábado, 16, e domingo, 17, as provas do Vestibular em todos os 62 municípios do Estado. Os 51.180 candidatos inscritos este ano concorrem a 5.809 vagas oferecidas pela Universidade. Do total de vagas ofertadas, 1.940 são destinadas às unidades da UEA em Manaus e 3.585 aos Núcleos e Centros da Universidade no interior do Amazonas. Já aos indígenas foram reservadas 284 vagas.
O número de abstenções nos dois dias de Vestibular foi de 17% em todo o Estado. Já a quantidade de abstenções no Sistema de Ingresso Seriado (SIS), que teve as provas realizadas na sexta-feira, foi ainda menor, apenas 3%. O reitor da UEA, Cleinaldo Costa, avaliou como positivos os três dias de provas. “O Governo do Estado e a UEA sentem-se muito honrado pelo resultado deste vestibular. Esses números de abstenções refletem a importância desse vestibular para a sociedade amazonense”, disse o reitor.
29044
O reitor destacou ainda que mais da metade das vagas oferecidas pela UEA este ano são destinadas ao interior do Estado. Em 2013, nove cursos novos passaram a fazer parte da grade da universidade, sendo eles Arqueologia, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Educação Física, Tecnologia em Agrimensura, Tecnologia em Agroecologia, Tecnologia em Construção Naval, Tecnologia em Logística e Tecnologia em Petróleo e Gás.

Nos dois dias de provas, a maior parte dos candidatos preferiu chegar com algumas horas de antecedência, para evitar problemas com o horário dos exames. Nem a chuva do domingo impediu que os concorrentes estivessem em frente ao local de prova antes da abertura dos portões abertos pontualmente às 12h e fechados às 12h50, conforme horário estipulado no edital.

Na Escola Superior de Tecnologia (EST), local com o maior número de candidatos, durante as provas de sábado, alguns alunos chegaram após o fechamento dos portões, e não puderam participar do exame. No domingo, porém, não foram registrados atrasos no local.

O sonho de ingressar em curso superior de uma universidade pública foi compartilhado por jovens que ainda estão terminando o colégio e pessoas mais velhas, como no caso de Belma Maria Pereira e Elício Teixeira. Aos 49 anos, o gerente de loja, tenta pela segunda vez ingressar no curso de administração da universidade. “Eu quero e estou buscando a faculdade, principalmente pela qualificação profissional, que a gente consegue alcançar com o curso superior”.

Já Belma, 17 anos, faz o vestibular pela segunda vez. No ano passado ela resolveu fazer o exame como teste, e este ano espera conseguir uma das vagas do curso de odontologia. “Eu tenho muita esperança de conseguir essa vaga, porque eu me preparei bastante durante todo o ano. Fiz curso preparatório e estudei em casa também, então eu estou confiante”.

Parcerias

Para garantir o bom andamento na realização das provas do Vestibular e SIS, a UEA contou com um exército de mais de 3 mil pessoas que trabalham como coordenadores, supervisores e fiscais de provas em todo o Amazonas.

Além disso, a UEA também estabeleceu parceria com instituições como Amazonas Energia, Secretaria de Saúde do Estado (Susam) e, ainda, com a Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência e as Polícias Militar, Civil e Federal.

“A Amazonas Energia nos deu todo o suporte que precisamos. Na área da saúde, contamos com o apoio de profissionais que ficaram de plantão, inclusive com ambulância, para atender qualquer eventualidade. Também tivemos o apoio das Polícias Militar, Civil, Federal e da Inteligência que prestaram suporte à Universidade garantindo a segurança de todo o processo”, relata o presidente da Comissão de Ingresso da UEA, André Luiz Dutra enfatizando que o sucesso na realização das provas foi alcançado por meio dessas parcerias.

Resultados

O gabarito do Vestibular e das três etapas do SIS já estão disponível para consulta por meio do link abaixo. A divulgação do resultado final com a lista de aprovados por meio do Vestibular e SIS está prevista para o dia 3 de janeiro de 2014, neste portal.

ITENS ASSOCIADOS

Deixe Sua Curtida
Curtir Amei Haha Uauu Triste Grrr

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios