Amazonas Saúde Itinerante’ estará em seis municípios em abril

admin

Programa prevê ações como cirurgias e consultas médicas com especialistas. De janeiro a março, inicitiva beneficiou moradores de 18 municípios do AmazonasPrograma-trimestre-atendimentos-municipios-Estado_ACRIMA20140403_0039_15

O programa Amazonas Saúde Itinerante, do Governo do Estado, estará em seis municípios neste mês de abril, realizando ações que abrangem cirurgias e consultas médicas com especialistas. As ações já estão acontecendo em Tabatinga e nos próximos dias alcançarão os municípios de Barreirinha, Beruri, Carauari, Coari e Tefé, de acordo com o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim.

O programa, que é executado pela Secretaria Estadual de Saúde (Susam), fechou o primeiro trimestre do ano com 10.665 atendimentos realizados nos municípios do interior do Estado. Wilson Alecrim informa que de janeiro a março o programa realizou 27 ações, que beneficiaram moradores de 18 municípios, alguns dos quais, com mais de uma jornada de atendimento.

Conforme balanço da Susam, as jornadas de atendimento que o Amazonas Saúde Itinerante levou ao interior no primeiro trimestre, resultaram na realização de 549 cirurgias de catarata, 441 cirurgias gerais e ginecológicas, 54 cirurgias reparadoras de lábio leporino, 5.821 consultas de oftalmologia com a dispensação de 2.839 óculos (nos casos prescritos pelo médico), além de 961 consultas em especialidades como ginecologia, pediatria, cardiologia, urologia e neurologia.

Na semana passada, o Amazonas Saúde Itinerante realizou, no município de Silves, uma jornada de cirurgias gerais e ginecológicas, com o atendimento de 60 pacientes. Também foram ofertadas consultas com cardiologista, com um total de 100 atendimentos. A ação aconteceu entre os dias 28 e 30 (sexta-feira, sábado e domingo), no novo hospital da cidade, inaugurado pelo governador Omar Aziz em janeiro deste ano.

Outra ação, promovida em parceria com a organização não governamental Smile Train, aconteceu no município de Itacoatiara, com a realização de 54 cirurgias reparadoras de lábio leporino e fissura palatina.

Programação

Neste mês de abril, as ações do Amazonas Saúde Itinerante estão acontecendo no município de Tabatinga, com a oferta de consultas em oftalmologia. De sexta-feira a domingo (4 a 6), o programa estará em Carauari, para realização de uma jornada de cirurgias gerais e ginecológicas.

No dia 11, as ações chegam a Coari para uma temporada de 9 dias de atendimento com a realização de cirurgias de lábio leporino, desta vez em parceria com a Associação Filantrópica Fala Sorriso, de Bauru (SP). Também no dia 11, o município de Barreirinha recebe a equipe do programa, que realizará cirurgias gerais, durante três dias, no hospital da cidade.

Entre os dias 25 e 27, com a mesma ação, o programa atenderá no município de Beruri. Em Tefé, de 20 a 29 deste mês, acontece uma jornada de consultas em oftalmologia.

*Com informações da assessoria

Fonte: acritica

Leave a comment