Eduardo Braga tem 52%, e José Melo, 24%, indica pesquisa Ibope no AM

admin

Pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (12) aponta o candidato Eduardo Braga (PMDB) com 52% das intenções de voto e o atual governador do Amazonas, José Melo (PROS), com 24%, na corrida pelo governo do estado neste ano. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Encomendada pela Rede Amazônica, a pesquisa é a primeira do Ibope após o registro das candidaturas.

Confira abaixo os números do Ibope, segundo a pesquisa estimulada, em que os nomes de todos os candidatos são apresentados ao eleitor:

Eduardo Braga (PMDB) – 52%
José Melo (PROS) – 24%
Chico Preto (PMN) – 3%
Marcelo Ramos (PSB) – 3%
Herbert Amazonas (PSTU) – 2%
Luiz Navarro (PCB) – 2%
Abel Alves (PSOL) – 1%
Brancos e nulos – 7%
Não sabe ou não respondeu – 6%

O Ibope fez a pesquisa entre os dias 8 e 10 de agosto. O instituto ouviu 1.512 eleitores em 37 municípios. A margem de erro é de três pontos, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de três pontos para mais ou para menos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%.

A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o protocolo Nº AM-00028/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral sob protocolo Nº BR-00346/2014.

Rejeição
A pesquisa aferiu a taxa de rejeição de cada um dos candidatos, isto é, aquele em quem o eleitor diz que não votará de jeito nenhum. Luiz Navarro tem a maior rejeição, e Marcelo Ramos e José Melo, as menores:

Luiz Navarro (PCB) – 17%
Eduardo Braga (PMDB) – 16%
Chico Preto (PMN) – 14%
Abel Alves (PSOL) – 11%
Herbert Amazonas (PSTU) – 10%
José Melo (PROS) – 9%
Marcelo Ramos (PSB) – 5%
Poderia votar em todos – 6%
Não sabe ou não respondeu – 29%

Leave a comment