Programa que forma jovens cientistas no AM faz 10 anos, e abre inscrições

admin

O Programa Ciência na Escola (PCE) comemorou dez anos de criação em 2014. A ação possibilita a participação de estudantes da rede pública de ensino na área de iniciação científica. Até quinta-feira (18), os alunos que participam das atividades no interior do estado irão apresentar os resultados em Seminários de Avaliação. Professores interessados em participar do programa até o dia 23 de fevereiro de 2015.

De acordo com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), até este ano, com investimentos de R$ 21,6 milhões, o programa possibilitou a inserção de 7,7 mil estudantes do estado no “mundo científico”.

Na capital, a apresentação dos resultados dos trabalhos ocorreu em novembro. Na ocasião, 146 projetos de pesquisa realizados na rede pública estadual e municipal de ensino foram expostos. No interior do estado, os seminários de avaliação tiveram início no fim do mesmo mês e seguem até o dia 18 de dezembro, com a apresentação final de 137 projetos de pesquisa desenvolvidos nas cidades do interior.

pce-montagem

Em relação ao interior do estado, a Fapeam destacou o projeto “Transporte Escolar Fluvial, acesso à Educação”, executado na Escola Estadual Amazonino Mendes, no município de Nhamundá, a 383 km de Manaus. Conforme a Fundação, a coordenação do projeto destacou que a preocupação com a falta de um transporte escolar adequado, dentro das normas de segurança e higiene para nossos alunos, motivou o levantamento sobre os tipos de embarcações (canoa, bajarás, lanchas, entras) utilizadas por estudantes que moram em comunidades ribeirinhas.

Para esta edição, o governo do Estado via FAPEAM disponibilizará R$ 5.680.920,00 milhões voltados para a educação científica no Estado. Os recursos representam um aumento de 30% em relação ao edital anterior.

Submissão de novos projetos
A Fapeam prevê que em 2015, 420 projetos de pesquisa da rede pública estadual e municipal de ensino sejam aprovados pelo PCE. Além de Manaus, o edital se estende aos municípios de Coari, Anamã, Anori, Beruri, Caapiranga, Codajás, Tefé, Alvarães, Uarini, Amaturá, Atalaia do Norte, Benjamim Constant, Fonte Boa, Guajará, Jutaí, Santo Antônio de Iça, São Paulo de Olivença, Tabatinga e Tonantins.

Programa
O PCE foi criado em agosto de 2004 pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-AM) e Fapeam em parceria com as Secretarias de Estado de Educação (Seduc) e Municipal de Educação (Semed). O programa é uma ação de alfabetização científica e tecnológica, destinada aos professores e estudantes dos ensinos Fundamental e Médio que desenvolvem projetos de pesquisa em escolas públicas municipais e estaduais do Amazonas.

Leave a comment