Força Nacional: Saiba mais sobre a abordagem realizada na fronteira

admin

Força Nacional em Tabatinga divulga nota sobre a permanente abordagem realizada na fronteira de Tabatinga/Leticia.

Abordagem Policial: Segurança para todos:
Pedimos a todos os motoristas ou passageiros de veículos que cooperem durante uma abordagem da Força Nacional de Segurança Pública, uma vez que esta é uma medida preventiva e repressora do crime.
Esperamos que o cidadão tenha em mente que a abordagem faz parte do trabalho do policial que expõe sua vida em risco, em busca de identificar criminosos.

forca nacional
Muitas vezes o cidadão se sente indignado por ser pessoa honesta, mas deve entender que o policial não tem outra forma de saber a índole do passageiro se não o abordando.

Diante disso, elaboramos algumas dicas que servem de orientação ao cidadão no momento de qualquer abordagem policial. Confira:
1- Ao se aproximar de um bloqueio da Força Nacional de Segurança Pública, diminua a velocidade e mantenha a tranqüilidade. Se for à noite, apague os faróis, deixando aceso somente as lanternas de posição e acenda as luzes internas do veículo.
2- Atenda prontamente aos sinais e orientações do policial.
3- Sempre respeite o bloqueio policial, pois a ação policial é a sua segurança e a fuga do bloqueio pode ser mal interpretada e gerar responsabilidade penal ao condutor. Evite atitudes bruscas que possam fazer o Policial se sentir ameaçado.
4- Ao parar o veículo, permaneça sentado e aguarde orientações. Só saia do veículo mediante instruções do policial, mantendo as mãos sempre visíveis e sem quaisquer objetos.
5- Não se preocupe com documentos, pois serão solicitados oportunamente. Quando houver duas ou mais pessoas no interior do veículo, elas devem aguardar orientações para sair, mantendo as mãos sempre visíveis.
6- Na abordagem, não se precipite em tirar do bolso a carteira de identidade. Aguarde orientação do policial. Caso esteja portando arma legalmente ou não, comunique ao policial na primeira oportunidade.
7- Não admita abusos ou maus tratos. Denuncie-os caso aconteça.
8- Preste atenção ao nome do policial que o aborda e ao número da viatura empregada na ação e, se preciso, anote.
9- O policial é um cidadão igual a você. Trate-o com respeito e consideração.

Departamento da Força Nacional de Segurança Pública, contribuindo para a construção de um ambiente seguro em Tabatinga/AM.