Olimpíadas Indígenas do Eware é confirmada para janeiro em Tabatinga

admin

A 3ª Edição das Olimpíadas Indígenas do Eware vai acontecer entre os dias 23 a 28 de janeiro de 2016. A data foi confirmada pelos organizadores da Paróquia São Francisco de Assis, em Belém do Solimões (AM) e tem o apoio da Diocese do Alto Solimões.

0920vc0314a
De acordo com os organizadores, o evento tem os seguintes objetivos: promover um momento de práticas esportivas tradicionais e não tradicionais para a juventude que enfrenta problemas com o alcoolismo e drogas; possibilitando qualidade de vida e saúde através de conscientização com relação ao uso de entorpecentes e também resgatar as práticas culturais e tradicionais, com brincadeiras, músicas e danças.

O público-alvo são jovens de todas as comunidades das etnias do Alto Solimões como Ticuna, Cocama, Kanamari, Cambeba, Marubo e Matis.

Os jogos esportivos vão ter oito modalidades não tradicionais como, futebol de quadra, voleibol, handebol, maratona revezamento, salto em distância, 100 metros rasos, queda de braço, e o duathlon (corrida e natação), todos com masculino e feminino.

Já as modalidades tradicionais terão disputa de arremesso de lança, subida e descida de açaizeiro, arco e flecha, tiro com baladeira, natação, zarabatana, canoagem tradicional, recha lenha, coquita e cabo de guerra.

Os nomes das equipes ainda não foram divulgados. A primeira Olimpíadas Indígenas aconteceu no mês de fevereiro de 2010, e a segunda edição ocorreu em abril de 2012.
Fonte: Rádio Nacional do Alto Solimões