Amazonas já está autorizado a reduzir a alíquota de ICMS que incide sobre o querosene de avião

admin

O Amazonas, assim como os demais Estados da Região Norte, já está autorizado a reduzir a alíquota de ICMS que incide sobre o querosene de avião. A carta branca foi dada na última reunião do Conselho Nacional de Política Fazendária, realizada em Fortaleza. Atualmente, a alíquota para o combustível das aeronaves é de 25%. Os Estados do Norte podem baixar o índice até o piso de 3%. A bandeira foi defendida pelos fiscos do Amazonas e de Roraima e acatada pelo Confaz.

show_aviao

Vitória

Para o Amazonas, a liberdade para reduzir a alíquota de ICMS sobre o querosene de aviação é uma grande vitória, pois pode estimular a vinda de novos voos comerciais para o Estado, além de dar argumento para eventual redução nos preços da passagens aéreas nos trechos envolvendo Manaus. Ainda não está definida qual será a nova alíquota a ser aplicada.

O vice  

Sobre o mistério em torno do vice na chapa do prefeito Artur Neto (PSDB), os vereadores de Manaus comentam que, em reunião recente, o tucano deixou escapar que o vice ideal dele teria que ter duas principais características: fosse técnico e obediente. O ex-vice-prefeito de Artur foi o deputado federal Hissa Abrahão (PDT), que o prefeito demitiu da Seminf por “insubordinação”.

Em dúvida  

Pré-candidato a prefeito de Manaus, o deputado federal Marcos Rotta (PMDB) confidenciou a assessores neste fim de semana que não tem certeza do apoio do senador Eduardo Braga (PMDB) a sua campanha, no primeiro turno. Rotta acredita que Braga vai acabar abraçando a candidatura de todos os opositores do prefeito Artur Neto (PSDB) e se posicionar somente na segunda fase da disputa, se houver.

Dignidade

Na reformulação do Sine Manaus, a equipe da Semtrad está tentando reduzir as filas das madrugadas que se acumulavam na frente dos postos de atendimento ao trabalhador. O primeiro procedimento está sendo o contato telefônico com os candidatos às vagas de emprego que já possuem cadastro no Sine e que têm o perfil solicitado pelas empresas.  A conferir.

PV Otimista  

O Diretório Municipal do Partido Verde em Manaus está trabalhando para fazer pelo menos três parlamentares nessas eleições. Na contabilidade dos filiados, aparecem reeleitos o vereador Everaldo Farias e David Reis e a última vaga iria para o médico Francisco Campos. Everaldo disse que o otimismo da legenda não pode acomodar sua equipe. “Vamos às ruas. Temos muito trabalho para mostrar à população”.

Duas rodas  

Na próxima quarta-feira (13), a Abraciclo divulgará os dados relativos ao primeiro semestre de 2016. Pelo menos no que diz respeito às exportações, os números são positivos. Dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços indicam alta de 41,5% na exportação de motos de 125 a 250 cilindradas no primeiro semestre.

Efeito câmbio  

É claro que boa parte desse desempenho se deve ao enfraquecimento do real frente ao dólar, o que acaba barateando as motos brasileiras no mercado internacional. O resultado é ainda mais expressivo nas motos de baixas cilindradas. A exportação de veículos de 50 a 125 cilindradas mais que triplicou no semestre.