Amazonas é o Estado recordista em casos de tuberculose

admin

O Estado do Amazonas concentra o maior número de casos de tuberculose registrados em todo território nacional. A doença, que mata 1,5 milhão de pessoas todos os anos ao redor do mundo, tem, em média, três mil novos casos de tuberculose registrados por ano no Amazonas, e Manaus concentra 80% deles, mas há registros da doença nos 62 municípios do Estado.
Foi o que afirmou a coordenadora do Comitê Estadual de Tuberculose do Amazonas, Irineide Assunção Antunes, durante a formação de estudantes, professores e comunitários acerca da importância de medidas preventivas à doença.

capacitacao-estudantes-professores-comunitarios-aconteceu_ACRIMA20160323_0054_15

De acordo com a coordenadora, o número de casos cresceu no Estado devido às buscas para identificar a doença. “Em 2007, houve a criação do comitê e, junto com as instituições, começamos a buscar os casos e levar as informações às pessoas para realizarem os exames. O número cresceu porque já existia a doença, mas muitas pessoas não sabiam”, explica.
Conforme Irineide, daqui a cinco anos poderá ser observada uma queda nos casos de tuberculose na região. “O processo é lento e por meio educativo“, diz.

Fonte: http://acritica.uol.com.br