Autoridades de segurança pública do Brasil e Colômbia firmam parceria de combate à criminalidade na fronteira

admin

A Polícia Militar e Polícia Civil do Estado do Amazonas, juntamente com a Força Nacional de Segurança Pública, estiveram em reunião no dia 18/01/2016 na sede da Polícia Nacional de Colômbia, com o objetivo de planejar ações em conjunto na área de segurança pública nas cidades gêmeas (Leticia  e Tabatinga).

policia militar
Ficou acertado que a troca de informações e união entre as forças é fundamental para a produção de maior sensação de segurança na tríplice fronteira Brasil-Perú-Colômbia.
A dinâmica da criminalidade afeta o conjunto das duas cidades, por isso a troca de informações com estatísticas de evolução do crime e sua dinâmica entre as polícias é item fundamental. A título de exemplo, na cidade de Tabatinga ocorreram 25 (vinte e cinco) homicídios no ano de 2015 quase todos por arma de fogo e com características de pistolagem e, no mesmo período em Letícia, ocorreram 9 (nove) homicídios todos por arma branca. Entretanto, as duas cidades enfrentam aumento no número de furto de motocicletas e outros crimes. Dessa forma, ações a médio e longo prazo ocorrerão especialmente na repressão aos delitos mais comuns como os furtos, roubos e tráfico de entorpecentes. Muito em breve, os veículos só poderão passar de uma cidade para outra desde que estejam devidamente legalizados nos respectivos países como condutor habilitado, veículo licenciado e equipamentos obrigatórios de segurança exigidos pela legislação específica de cada país.