Casos de dengue no Amazonas supera primeiro semestre de 2015

admin
An Aedes albopictus female mosquito feeds on a human blood meal. Photo by James Gathany, Centers for Disease Control and Prevention

O Amazonas registrou 3.686 casos prováveis de dengue entre o dia 3 de janeiro a 2 de abril deste ano. A incidência da doença mais que dobrou no estado se comparado com mesmo período de 2015. Os dados são do Ministério da Saúde, que divulgou boletim epidemiológico na última terça-feira dia (26).

Segundo o levantamento do Ministério da Saúde, 1.782 casos de dengue foram registrados no primeiro trimestre de 2015 e 3.686 casos nos primeiros três meses deste ano.

O número de casos prováveis de febre de Chikungunya também aumentou no Amazonas. Foram cinco casos do primeiro trimestre do ano passado e 127 no mesmo período deste ano.

An Aedes albopictus female mosquito feeds on a human blood meal. Photo by James Gathany, Centers for Disease Control and Prevention

Quanto ao vírus Zika, foi confirmada a transmissão no país a partir de abril de 2015. No Amazonas, já foram registrados 1.520 casos da doença. Até abril de 2016 foram notificados 91.387 casos de zika no Brasil.

Para eliminar  os criadouros e evitar a reprodução e proliferação do Aedes aegypti, transmissor dessas doenças, é importante  que a população não deixe água parada em pneus fora de uso. O ideal é fazer furos nestes pneus para evitar o acúmulo de água. Não deixe água acumulada sobre a laje de sua residência. Remova folhas, galhos ou qualquer material que impeça a circulação da água.

As caixas de água devem ser limpas constantemente e mantidas sempre fechadas e bem vedadas. O mesmo vale para poços artesianos ou qualquer outro tipo de reservatório de água. As garrafas ou outros recipientes semelhantes como (latas, vasilhas, copos) devem ser armazenados em locais cobertos e sempre de cabeça para baixo.

 

Fonte:http://radios.ebc.com.br