Colombianos rejeitam acordo de paz com Farc

admin

Acordo foi assinado entre o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos e o líder das Farc, Rodrigo Londoño.

csifns2wiaa-_pr

Na Colômbia, este último domingo (2) foi marcado pela decisão do plebiscito, onde os colombianos rejeitaram acordo de paz entre o governo e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

Os colombianos tinham que responder à pergunta: Você apoia o acordo final para o fim do conflito e a construção de uma paz estável e duradoura? Na votação, 99,93% das urnas apuradas, 50,21% da população respondeu Não à pergunta, outros 49,77% decidiram pelo Sim.

No total, participaram da decisão 13 milhões, 61 mil e 87 colombianos e foram às urnas 12 milhões, 803 mil, 986 pessoas. Em Letícia, cidade colombiana que faz fronteira com o município de Tabatinga, no Brasil, cerca de 9 mil moradores participaram do plebiscito.

No dia 26 de setembro deste ano, foi assinado um acordo de paz entre o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, e o líder das Farc, Rodrigo Londoño. A intenção da aliança é colocar fim a um conflito existente há mais de 50 anos.

Uma das condições do acordo é que os sete mil guerrilheiros das Farc entreguem suas armas e que sejam inseridos à vida civil, onde terão direito a formar seu próprio partido político e disputar eleições.

Fonte: Rádio Nacional do Alto Solimões