Devolução de migrantes da Grécia à Turquia começou no mês de abril

admin

A Grécia realizou na segunda-feira (4) a primeira devolução de um grupo de 500 migrantes à Turquia em virtude do acordo alcançado há dez dias entre a União Europeia e o governo de Ancara, indicou uma fonte europeia.

“Há um compromisso por parte da Turquia e da Grécia para devolver 500 pessoas à Turquia em 4 de abril, a menos que haja um problema de última hora”, indicou esta fonte, que pediu o anonimato.

refugiados

Foram retornados os “sírios que não pediram asilo, afegãos e paquistaneses”, acrescentou o oficial, confirmando que é a primeira vez que será aplicado de fato o acordo selado pela União Europeia entre os dois países.

Ele não especificou em quais das cinco ilhas do Mar Egeu que atualmente abrigam refugiados e migrantes a operação ocorreu, nem se ela foi por mar ou por ar.

Uma fonte do governo grego disse que os retornos ocorrerão “muito provavelmente” de Chios ou Lesbos – as ilhas que têm concentrado a maior parte de chegadas da Turquia e nas quais milhões de migrantes são mantidos em centros de registro superlotados.

Fonte: G1.globo.com