Explosões atingem Medina e outras duas cidades da Arábia Saudita

admin

Ataque suicida foi no 2º lugar mais sagrado do Islã e no fim do Ramadã. Em Jidá, terrorista se explodiu em estacionamento do consulado americano.

Um homem-bomba detonou um explosivo nesta segunda-feira (4) perto da Mesquita do Profeta em Medina, o segundo lugar mais sagrado para o Islã, afirmou a TV pública local, segundo a Reuters.

Imagens que circulam nas mídias sociais mostram uma fumaça escura saindo das chamas perto da mesquita. Informações iniciais indicam que houve ao menos três mortos: dois seguranças e o próprio terrorista.

Duas outras cidades sauditas, Qatif e Jidá, também tiveram explosões nesta segunda-feira, que é o último dia do jejum do mês sagrado do Ramadã.

Em Qatif, no leste do país, onde moram muitos integrantes da minoria xiita, uma explosão destruiu um carro estacionado perto de uma mesquita pouco antes das 19h (hora local), dizem testemunhas. Segundo as agências de notícias, não houve mortos.

Consulado dos EUA

Em Jidá, no litoral, um terrorista suicida detonou o colete de explosivos que vestia perto do consulado dos Estados Unidos, deixando dois seguranças feridos, informou o Ministério do Interior saudita.

mideast-saudi-bombing_franExplosão deixou dois seguranças feridos na cidade de Jidá (Foto: Al-Ekhbariya/AP)

O porta-voz do Ministério do Interior, Mansour al Turki, explicou, em comunicado, que a explosão ocorreu no estacionamento do Hospital Doutor Suliman Faqir, que fica em frente à legação diplomática.

O terrorista detonou o colete com explosivos que levava junto ao corpo quando os agentes de segurança do hospital se aproximaram dele, ao considerar sua conduta como suspeita.

A explosão provocou a morte do suicida e deixou os dois guardas feridos, afirmou Al Turki. Além disso, o porta-voz acrescentou que uma investigação foi aberta para determinar a identidade do autor.