Governador José Melo exalta importância do Exército e diz que instituição será parceira na operação de cheia dos Rios

admin

O governador do Amazonas, José Melo, prestigiou nesta terça-feira, 19 de abril, a comemoração pelo Dia do Exército em solenidade de formatura dos militares no Comando Militar da Amazônia (CMA), em Manaus. Parceiro do Governo do Estado em ações nas áreas de segurança pública, saúde e social, o Exército deve participar da operação de socorro a cheia dos rios este ano.

 gov dia do exercito

Ao lado do novo Comandante Militar da Amazônia, General Geraldo Antônio Miotto, o governador do Amazonas destacou o trabalho realizado pelo Exército no Estado e anunciou que na próxima semana começam as reuniões para definir como se dará o apoio do órgão às ações de atendimento e socorro da cheia dos rios, coordenada pela Defesa Civil do Amazonas.

 “As forças vão além das suas atribuições constitucionais no Amazonas, que é de preservar o patrimônio e as nossas fronteiras. Eles têm sido muito presentes em todo o momento em nossas vidas. O próprio Exército Brasileiro, vamos ter uma reunião na próxima semana, para programar o que a natureza vai fazer esse ano, ninguém sabe se vai ter cheia ou seca. Não dá mais para adivinhar. Portanto, o Exército, a Marinha e a Aeronáutica tem sido aqui no Amazonas parceiros fundamentais para resolver grandes problemas dessa região”, enfatizou o governador.

 O Dia do Exército foi comemorado com uma grande solenidade de formatura de militares de diversas tropas do CMA. Durante o evento, foram concedidas homenagens a pessoas e órgãos que ajudaram a fortalecer a presença das forças militares no último ano. A data é comemorada em alusão à vitória das forças luso-brasileiras no dia 19 de abril de 1648, contra o Exército Holandês de Maurício de Nassau. O evento é conhecido como a 1ª Batalha dos Guararapes.

 “Essa data é muito importante porque foi em 19 de abril de 1648 que lá em Pernambuco, em Guararapes, que os brancos, negros e índios se uniram para lutar em prol do Brasil, para combater a companhia das índias que estava explorando toda aquela área. A partir daí, foi a gênese do Exército brasileiro. O Exército participou de todas as campanhas aqui no nosso país, um exército que desenhou essas fronteiras. As fronteiras para o oeste foram desenhadas com as armas e com a cruz da religião, da civilização, que o exército sempre se preocupou em levar a todos os recantos desse país”, ressaltou general Miotto.

 O Comandante Militar da Amazônia destacou, ainda, a presença do Exército do Brasil em diversas missões de paz pelo mundo, como o trabalho realizado no Haiti. “O Exército esteve presente em todos os acontecimentos nacionais e até mesmo internacionais porque mandamos tropas para a Itália, para a 1ª Guerra. E hoje temos tropas no Haiti, nas forças de paz da ONU, temos forças em vários países, oficiais que estão trabalhando em prol da paz mundial”, disse.

FOTOS: VITOR SOUZA/SECOM