IFAM participa do revezamento da tocha olímpica

admin

Neste domingo, 19/06/16, teve o início o revezamento da tocha olímpica no Amazonas, que até hoje, 20/06/16, contará com aproximadamente 200 participantes, dentre atletas, artistas e personalidades. Em Manaus, a estudante Anne Victória Medeiros de Sousa, do Instituto Federal do Amazonas (IFAM), foi uma das pessoas selecionadas para receber o fogo olímpico e conduzir para o primeiro revezador da tocha.

Sousa é aluna do 3º ano do Ensino Médio Integrado em Eletrônica do Campus Manaus Distrito Industrial (CMDI) e foi selecionada por meio do concurso de redação ‘O Brasil e os Jogos Olímpicos’, uma ação do Ministério da Educação (MEC) e o Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Educação (Consed). A competição foi realizada em todas as cidades por onde a tocha olímpica marcará presença.

Revezamento da tocha olímpica em Manaus_Crédito- Governo do Estado do Amazonas
Na redação, a estudante abordou a questão do financiamento das obras no Rio de Janeiro e demais cidades que sediarão as competições olímpicas em agosto deste ano. “Escrevi uma crítica sobre os gastos realizados no Rio de Janeiro que poderiam ser usados para outras finalidades, como mais investimentos na educação e segurança”, disse.

Segundo a aluna, participar do revezamento da tocha olímpica foi um momento de grande responsabilidade e afirmou que, ao ter a redação selecionada, sentiu-se satisfeita, pois pretende ser escritora. “É um grande passo. Fiquei muito feliz porque a comissão avaliadora escolheu meu texto, achei até irônico terem me selecionado já que tudo que escrevi foi uma crítica sobre os gastos feitos durante o evento esportivo internacional”, explicou.

Para o reitor do IFAM, professor Antonio Venâncio Castelo Branco, a seleção de Sousa no concurso reforça o papel do Instituto na formação de cidadãos críticos. “Buscamos um ensino reflexivo e com valores sólidos, o qual o aluno seja capaz de interagir e ser conhecedor de sua função na sociedade” ressaltou.

Além de Sousa, as alunas Milena Coelho Leal e Rayanna Leite da Costa, do Centro de Educação de Tempo Integral Marcantonio Vilaça, estiveram presentes para receber o fogo olímpico no aeroporto Eduardo Ribeiro, em Manaus.

A tocha olímpica também passará pelos municípios de Iranduba e Presidente Figueiredo, localizados na região metropolitana.

Fotos: Governo do Estado do Amazonas e Comunicação IFAM