Municípios terão reforço pesado na geração de energia elétrica

admin

Os 57 municípios amazonenses que possuem sistemas isolados de geração de energia elétrica receberão, ainda no primeiro semestre deste ano, um reforço de 124,8 MW para atendimento às demandas de seu sistema elétrico. Serão atendidas 91 localidades no Estado, conforme Portaria MME n° 025/2016, assinada pelo ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (12/02).

 GG-Tabatinga2

A portaria do Ministério de Minas e Energia atende a uma deliberação do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), que reconheceu a necessidade de contratar, de forma excepcional, a geração de 124,8 MW para garantir o fornecimento de energia contínua, segura e qualidade para o interior do Amazonas.

De acordo com o presidente da Eletrobras Distribuição Amazonas, Antônio Carlos Faria de Paiva, ao todo 159 novos grupos geradores serão instalados nas usinas termelétricas de 91 localidades atendidas pela distribuidora, somando investimentos da ordem de R$ 100 milhões.

“Esta é uma conquista de fundamental importância para todo o Estado do Amazonas, pois vai garantir a segurança energética dos 57 municípios com sistemas isolados de geração de energia elétrica. Isso significa mais investimentos no interior, incremento da economia, geração de emprego e renda, e mais qualidade de vida para a população”, destacou Antônio Paiva.

O presidente informou que o processo de contratação e instalação dos 159 grupos geradores será rápido, pois todas as licitações já foram concluídas. “Estávamos apenas esperando o ‘sinal verde’ do Ministério de Minas e Energia para assinarmos os contratos, o que deverá acontecer na próxima semana. Depois, as contratadas terão um prazo de até 60 dias para instalar os novos equipamentos nas usinas termelétricas do interior”, afirmou.