Professores indígenas participam de Curso de Graduação Intercultural em Atalaia

admin

O Curso de Graduação em Pedagogia Intercultural promovido pela  Universidade do Estado do Amazonas (UEA) iniciaram as aulas no dia 23  e será realizado até o ano de 2020. O primeiro período termina dia 29 de julho de 2016.

A formação dos professores indígenas está sendo realizada na cidade de Atalaia do Norte, no Amazonas. Segundo a Fundação Nacional do Índio (FUNAI), na cidade habita diferentes povos indígenas, entre eles: os Marubos, Matsés, Matis, Kanamari, Kulina e pelo menos quatro grupos isolados vivem nesta localidade.

20160418_093313
O conhecimento vai ser abordado para 35 professores das etnias Marubo, Kulina, Kanamari, Matis, Mayuruna. A finalidade é aplicar no primeiro segmento do Ensino Fundamental, com ênfase em alfabetização na língua própria e o reconhecimento da sua importância pelas instituições indigenistas, pelos professores, lideranças e comunidades indígenas.

O curso acontece em parceria com a Gerência de Educação Escolar Indígena da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), a Secretaria Municipal de Educação de Atalaia do Norte e a FUNAI.

Fonte: Rádio Nacional do Alto Solimões