Tabatinga registra mais de 800 casos de virose em uma semana

admin

Em Entrevista a Rádio Nacional do Alto Solimões, na sexta-feira(3), a enfermeira Fabiana Casimiro, da Coordenação de Epidemiologia de Tabatinga, informou que entre os dias 23 e 30 de maio, mais de 800 pacientes apresentaram vômito e diarreia. Eles foram atendidos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Tabatinga(AM).

Segundo a Diretora da UPA, Pauline Campos, todos foram diagnosticados com virose gastrointestinal.“Pelos atendimentos aqui na unidade, pela informação que os médicos estão atendendo me passaram o quadro que é bem característicos de virose. Não é contaminação por água, alguns quadros já vem com febre. Pelo tipo de exame que também colheram em alguns pacientes percebem que é um quadro realmente de virose. A gente sabe que a virose ela passa realmente um para o outro por via respiratória”, explica Fabiana.

Marinete Rocha foi uma das pacientes da UPA de Tabatinga. Ela e a família ainda se recuperam da doença:“Eu, meu filho, meu pai, minha sobrinha quase a minha família inteira. Começamos com dor de barriga, aí cada hora foi aumentando, já veio vômito, já veio a febre uma dor insuportável. No momento estou recurando, ainda estou me sentindo muito fraca, ainda estou sentindo muita vontade de vomitar, dor de barriga. Quando a gente vai médico eles pedem só pra gente mesmo se hidratar, tomar bastante soro, bastante líquido”, revela Marinete.

A médica Pauline Campos diz que a cidade de Tabatinga vive um surto de virose e recomenda cuidados. “E a gente recomenda que nesse período de surto as pessoas evitem locais aglomerados, observar as crianças que estão em escolas, pra que se identifique caso desse rotavírus, tente estar em locais mais ventilados. E já no início do quadro, a preocupação maior é evitar a desidratação, então tomar bastante líquido”, aconselha Pauline.

A vigilância Epidemiológica de Tabatinga acompanha os casos. Na segunda-feira(30), sete amostras de exames foram encaminhadas para Manaus para análise.

Fonte: Rádio Nacional do Alto Solimões