Voluntários se preparam para garantir a boa receptividade dos turistas no Torneio Olímpico de Futebol em Manaus

admin

A 40 dias do início dos jogos do Torneio Olímpico de Futebol em Manaus, o Governo do Amazonas, por meio da Agência Amazonense de Desenvolvimento Econômico e Social (Aades), iniciou neste sábado, 25 de junho, o treinamento dos 350 voluntários selecionados do Projeto Ajuri – Voluntários da Amazônia. Os participantes vão atuar no entorno da Arena da Amazônia, no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, no apoio às delegações, e no Live Sites, que são os espaços onde serão realizadas as festas das torcidas, durante o Torneio que deve atrair cerca de 150 mil turistas para a capital.

IMG-20160625-WA0022

O Programa é executado em parceria com a Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) e o Comitê Organizador do Torneio Olímpico de Futebol Manaus. O treinamento foi realizado na sede da Reitoria da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), localizada na avenida Djalma Batista, bairro Flores, zona centro-sul.  Entre os assuntos abordados, estão temas como meio ambiente e sustentabilidade; mobilidade urbana; segurança e primeiros socorros; além de idiomas (inglês e espanhol); turismo; entre outros.

A secretária da Aades, Ana Paula Aguiar, ressaltou que a intenção é manter Manaus com o mesmo nível de receptividade junto aos visitantes nacionais e internacionais,  a exemplo do que ocorreu na Copa do Mundo de 2014. “Queremos repetir o mesmo empenho que a nossa cidade teve na Copa do Mundo, quanto ao acolhimento dos visitantes nacionais e estrangeiros. E estamos dando esse pontapé nesse trabalho com esses voluntários locais e mais quatro estrangeiros, sendo um russo, colombiano, japonês e um cubano. E o mais gratificante é que isso vai ficar marcado para sempre na vida de cada um deles: essa grande lembrança de que participaram dos jogos olímpicos na sua cidade”.

Próximos treinamentos – Os próximos treinamentos serão realizados nos dias 2, 9 e 16 de julho, em dois horários, pela manhã, das 8h às 12h, ou pela tarde, das 14h às 18h.

Os benefícios oferecidos para os participantes são: uniforme, alimentação e transporte em dias de atuação, seguro de vida, certificado de horas complementares e declaração de participação. O Voluntário precisa ter frequência mínima de 75% nesse Programa de Capacitação.

A voluntária Greyce dos Santos, 34, está na expectativa para o evento. “É muito importante fazermos parte dessa história, estou super animada com esse trabalho, e estamos para somar e ajudar no que for preciso. Queremos que os turistas saiam daqui com uma boa lembrança de hospitalidade e carinho do nosso povo”.

Reta final – Manaus vai receber seis partidas do Torneio Olímpico de Futebol, sendo quatro masculinas e duas femininas, em rodadas duplas, nos dias 4, 7 e 9 de agosto. Dos 120 mil ingressos disponíveis, 60 mil já foram vendidos, sendo que 20% para o púbico estrangeiro.

Conforme o coordenador do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos, Mário Aufiero, a Arena da Amazônia está com 92% do projeto olímpico concluído.

“Estamos na fase final do nosso projeto de execução do projeto olímpico. Já começamos a montagem da última fase das estruturas temporárias que vão dar suporte para a geração de imagens que serão feitas nos jogos. A partir do dia 29 de julho já vamos estar recebendo as seleções da Suécia e Japão em nossa cidade. Estamos esperando uma grande caravana de turistas colombianos para assistir aos jogos da sua seleção que vai jogar tanto na masculinas quanto na femininas”, frisou.

 FOTOS:VALDO LEÃO/SECOM