Presença da Polícia Militar nas instituições de ensino apresenta excelentes resultados com a ‘Ronda Escolar Comunitária’

admin

Policiamento ostensivo preventivo realizado nas escolas apresenta excelentes resultados no combate à violência e ao uso de drogas

O Programa Ronda Escolar foi institucionalizado pelo Comando do 8°Batalhão de Polícia Militar (BPM) em 2015 e, desde então vem sendo desenvolvido na cidade. Diante da grande aceitação por parte de professores, pais e alunos, o programa será reformulado, visando aumento da presença policial nas Escolas, objetivando a aplicação de um número maior de palestras, reuniões e participação mais ativa/qualitativa na comunidade escolar e seus arredores.

Desde o início do ano letivo, foram realizadas cerca de 630 rondas, nos 3 turnos (matutino, vespertino e noturno), nos estabelecimentos de ensino de Tabatinga-AM, em um universo de mais de 13.000 estudantes potencialmente atendidos.


Esse trabalho traz vantagens para as escolas e para a segurança pública em três esferas: na prevenção, na aproximação e na resolução de problemas.

Na área da prevenção é altamente eficiente, pois a presença da Polícia Militar nas escolas evita crimes e contravenções, trazendo mais segurança para os estudantes, professores, orientadores, diretores, funcionários e até mesmo para as pessoas que moram nas proximidades das escolas.

A outra vantagem é a aproximação dos estudantes e funcionários das escolas com os policiais militares, o que, com o passar do tempo, acaba gerando laços de amizade, confiança e parceria, resultando no fornecimento de informações importantes para a Polícia Militar, com a reativação das “Caixinhas de Denúncias e Sugestões”, já instaladas em algumas escolas. Através de informações recebidas durante as rondas escolares, a PM conseguiu prender alguns infratores que atuavam próximo das escolas.

A presença dos policiais militares traz mais segurança e ainda mais respeito por parte dos alunos, principalmente. Além do horário de entrada, intervalo e saída, os policiais militares ainda passam no horário de aula, muitas vezes entram nas salas, e isso só aumenta a credibilidade do trabalho da Polícia Militar.

Destacamos também a resolução dos problemas de segurança nas escolas, o resultado mais imediato até o momento. Foram atendidas mais de trinta ocorrências, das mais diversas, tanto no lado externo como no interior dos estabelecimentos de ensino.

Drogas, facas e utensílios de consumo que eram portadas por alunos foram recolhidos; vandalismos, danos, depredações, agressões físicas, rixas e brigas foram reprimidas e combatidas, alguns estudantes foram encaminhados à delegacia, acompanhados por membros do conselho tutelar e pelos policiais militares.

Além disso, a Polícia Militar auxilia a direção dos colégios no combate à evasão escolar e indisciplina de alguns alunos. Para tanto, são realizadas palestras e conversas individuais com alguns estudantes, no intuito de obter uma maior aproximação da Polícia Militar com os alunos da rede pública.

O comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar, Major PM Herlon, responsável direto pela reformulação do Ronda Escolar declarou:

“O sucesso do programa reside na participação efetiva dos gestores/diretores e professores, que estão sempre em contato com a Polícia Militar trazendo ao nosso conhecimento, problemas para juntos alcançarmos resultados aceitáveis. O que se busca não é criminalizar os conflitos, mas sim trabalhar de modo a contribuir para formação dos alunos e para criação de um ambiente sócio-moral cooperativo, em que estudantes, professores e policiais militares trabalhem no sentido de propiciar mais segurança para toda a comunidade escolar. Cada vez mais fortaleceremos o trabalho de análise e solução de problemas, a presença policial militar nos colégios, as reuniões com alunos, pais, professores e palestras direcionadas às solicitações de cada estabelecimento de ensino, aumentada, cada vez mais, os laços de cooperação, confiança e proteção, no que depender da vontade da Polícia Militar (8°BPM), os estudantes, professores, gestores/diretores e demais funcionários das escolas de Tabatinga-AM estarão mais protegidos. Com a chegada de novas viaturas, onde determinei o remanejamento de uma, exclusivamente ao Programa Ronda Escolar Comunitária, que juntamente com o Proerd e Guarda Mirim, serão o cerne da prevenção às drogas e prática de violência no ambiente escolar e suas imediações no município Tabatinga-AM.”

Fonte: 8º Batalhão de Polícia Militar