NovidadesSaúde

Amazonas tem 31 municípios sem os Mais Médicos

O Amazonas ainda está com déficit de profissionais do programa Mais Médicos, desde o rompimento do acordo do governo de Cuba, com o governo brasileiro, no início do ano, quando o presidente Jair Bolsonaro fez crítica aos médicos daquele país e anunciou mudanças no contrato. Mesmo com novas chamadas do Ministério da Saúde (MS) para profissionais atenderem no Amazonas, atualmente 28 municípios e quatro Distritos Sanitários Especiais Indígenas (Diseis) estão com 44 vagas desocupadas. Agora, o MS vai abrir seleção para os médicos brasileiros formados no exterior.

Começou, nesta segunda-feira (8), o prazo para médicos brasileiros formados em instituições estrangeiras se inscreverem para uma das 600 vagas do programa Mais Médicos em todo o País. O prazo para inscrição a uma das vagas remanescentes do edital nº 11/2019, segue até a próxima quarta-feira (10). Os médicos que aderirem ao programa devem começar a atuar na Atenção Primária desses municípios entre 16 de agosto e 25 de setembro.

A reposição de profissionais do Mais Médicos vai atender as populações de áreas com maiores dificuldades de acesso, como ribeirinhas, fluviais, quilombolas e indígenas e que dependem do atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Esta é a segunda etapa do edital, publicado em 13 de maio deste ano. Na primeira fase do 18º ciclo do programa foram destinadas 2.149 vagas a médicos formados e habilitados com registro em qualquer Conselho Regional de Medicina (CRM) do Brasil. Destas, 600 não foram ocupadas e estão sendo ofertadas agora aos médicos brasileiros formados em instituições estrangeiras com habilitação para exercício da medicina no exterior (brasileiros intercambistas).

A inscrição será realizada, exclusivamente, pela Internet, através do Sistema de Gerenciamento de Programas (SGP), no site do programa.

Para conhecer as etapas previstas para essa fase do Edital basta acessar o cronograma, que está publicado também no site do Programa Mais Médicos.

No dia 28 de junho, encerrou a primeira fase do Edital. Das 2.149 vagas ofertadas aos médicos com CRM Brasil, 1.516 já estão atuando.

Fonte: D24am

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios