Dia ‘D’ contra sarampo termina neste sábado

Camila Bonfim
Manaus/AM 22/03/2018 Vacinação contra o sarampo. Campanha de vacinação contra o sarampo. Vacinação em evento da SEMSA com orgãos de saúde do município.Foto Reinaldo Okita/ Rede Diário de Comunicação

Adultos jovens de 20 a 29 anos são o público-alvo do Dia ‘D’ da Campanha Nacional de Vacinação contra Sarampo, que acontecerá no próximo sábado, 30. A mobilização nesse dia contará com a oferta de vacinas em Unidades de Saúde, da Prefeitura de Manaus, e por meio de postos volantes, funcionando das 8h às 17h.

O secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, explica que o dia ‘D’ faz parte da segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, iniciada pelo Ministério da Saúde no último dia 18 deste mês, com o objetivo de imunizar pessoas de 20 a 29 anos de idade, que é a faixa etária com maior registro de casos da doença do surto que atinge o Brasil este ano.

“São 19 Estados brasileiros com transmissão ativa de sarampo. Em Manaus, o último caso confirmado foi registrado em 31 de janeiro deste ano e o surto foi encerrado oficialmente no início de junho, após mais de 90 dias sem novas confirmações. Ainda assim, a Prefeitura de Manaus continua com as ações de vigilância, monitoramento e controle para tentar evitar novos casos da doença, o que só é possível com a cobertura vacinal adequada da população”, afirmou Marcelo, destacando que a vacina contra o sarampo é recomendada para a faixa etária de seis meses a 49 anos.

O surto da doença que ocorreu em Manaus, entre fevereiro de 2018 e janeiro de 2019, também registrou o maior número de casos na faixa etária de 20 a 29 anos.

Do total de 7.227 casos confirmados nesse período em Manaus, 1.804 (24,96%) foram notificados entre pessoas de 20 a 29 anos, 1.536 (21,25%) na faixa etária de 15 a 19 anos e 1.246 (17,24%) em crianças menores de um ano.

De acordo com a diretora do Departamento de Vigilância Ambiental e Epidemiológica (Devae), da Semsa, enfermeira Marinélia Ferreira, adultos jovens fazem parte de um grupo de pessoas que frequenta menos as unidades de saúde.

“Além disso, pessoas na faixa etária de 20 a 29 anos precisam receber duas doses da vacina. Muitos recebem a primeira e não retornam para receber a segunda dose, continuando desprotegidos contra a doença e mantendo a cadeia de transmissão”, destacou.

Mesmo tendo apresentado o maior número de notificações de sarampo na faixa etária de 20 a 29 anos, a taxa de incidência em crianças menores de um ano foi a principal preocupação durante o surto da doença em Manaus.

Fonte: D24am