EducaçãoNovidades

Gabarito do vestibular da UEA será divulgado nesta terça-feira

As provas do Vestibular 2019, acesso 2020, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), começaram a ser aplicadas na tarde deste domingo (27), na capital e no interior. O exame continuará nesta segunda (28) e, na terça-feira (29), serão realizadas as provas do Sistema de Ingresso Seriado (SIS). Ainda na terça, o gabarito estará disponível no portal da UEA (www.uea.edu.br) no link ‘Vestibular’, a partir das 20h (horário de Manaus). A consulta deverá ser feita por meio do CPF do candidato. O resultado do exame será divulgado no dia 17 de dezembro.

Neste domingo (27), a abertura dos portões aconteceu às 12h (horário de Manaus) e o fechamento às 12h50. Ao todo, são oferecidas 3.379 vagas em 37 cursos, incluindo 195 para alunos indígenas e 307 para Pessoa com Deficiência (PcD). Para o Vestibular são oferecidas 1.727 vagas, sendo 1.130 vagas para a capital e 597 vagas para o interior. Já o SIS dispõe de 1.150 vagas, sendo 752 vagas para a capital e 398 para o interior.

O reitor da UEA, Cleinaldo Costa, que participou da abertura oficial na Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA/UEA), localizada na Avenida Carvalho Leal, bairro Cachoeirinha, zona sul, destacou que o Vestibular 2019 tem mais de 76 mil inscritos em todo o Estado, com o curso de Medicina como o mais concorrido, seguido por Direito e pelas engenharias.

“A nossa preocupação é que os candidatos e candidatas saiam cedo de casa, estimem o tempo de chegada aos locais de prova, verifiquem a documentação e façam a melhor prova de suas vidas”, disse o reitor.

Candidatos

No certame pela primeira vez, Eliz Lima, 18, chegou no local da prova às 10h30. “A expectativa é grande, é um momento muito importante, estou nervosa, é um sonho, e fiquei com medo de chegar atrasada”, justificou a candidata a uma vaga para Medicina.

Para amenizar o nervosismo, uma equipe da International Federation of Medical Students’ Association (IFMSA), organização estudantil com mais de 1,3 milhões de acadêmicos de Medicina em mais de 130 países, estava no local para conversar com os candidatos e oferecer apoio.

“Trazemos mensagens de incentivo, falamos com eles, oferecemos água, caneta, porque, às vezes, eles esquecem, e passamos uma mensagem de acolhida realmente porque já passamos por isso e sabemos como é”, explicou Alice Cortez, estudante de Medicina que comandou a ação neste domingo. “Somos 70 pessoas, então, nesse primeiro dia e amanhã são 35 pessoas e, no SIS, vão vir mais 35 pessoas. Nos dividimos em dois dias, o que já foi maior que no ano passado, quando fizemos apenas um dia do vestibular macro”.

Concorrendo pela quinta vez a uma vaga no curso de Medicina, a estudante Fernanda Garcia disse que passou os últimos 12 meses se dedicando para realizar o sonho de entrar na faculdade no próximo ano. Ela revela que a grande aposta para este processo foi estudar sozinha em casa.

“Dediquei mais o meu tempo para revisar matérias, refazer provas anteriores e reforçar os assuntos que irão cair no vestibular. Por três anos fiz cursos preparatórios, porém, este ano decidi estudar em casa, me concentrar em questões que eu considero mais importantes. Sou apaixonada pela Medicina e quero exercê-la, assim como faz uma parte da minha família”, disse.

Fonte: D24am

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios