AmazonasNovidades

Aumento de registro de mortes por Covid-19 é resultado de novo método de revisão no AM

Os casos de óbitos por Covid-19 registrados em Manaus, tiveram um acréscimo de mais 18 mortes, após a implementação de um novo método de revisão epidemiológica.

Segundo o diretor técnico da Fundação de Vigilância e Saúde, Cristiano Fernandes, as secretarias de saúde estão revisando os registros de mortes.

“O que tem acontecido é que a partir da nova definição do protocolo do Ministério da Saúde, alguns óbitos registrados em abril, maio e junho deste ano, e que não tinham causa base  a Covid-19, estão sendo revistos pelas secretárias de saúde. E, essa atualização é acrescentada no número de registro de casos acumulados aqui no estado”, pontuou.

Segundo Marinélia Ferreira, Diretora do Departamento de Vigilância Ambiental e Epidemiológica, agora é possível identificar se a pessoa veio a falecer de coronavírus, através de uma tomografia.

“Na verdade esses óbitos que já aconteceram, por conta disso eles estão sendo encerrados devido a inclusão de alguns critérios, agora é possível identificar uma suspeita de Covid-19 ou de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) por meio de uma tomografia”, afirmou.

A revisão é feita mediante uma informação epidemiológica, e a partir disso, é feita a investigação domiciliar com os membros da família do paciente que veio a óbito.

Ainda segundo Marinélia Ferreira, ainda existem mais de 600 óbitos que precisam ser investigados . “Esses casos estão nos sistemas de informação e agora nos conseguimos identificar se foi confirmação ou descarte da nova doença”, finalizou.

Fonte: D24am

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios