Caixa Econômica têm filas e aglomeração de pessoas em Tabatinga nesta terça (14)

Camila Bonfim

A Caixa Econômica Federal de Tabatinga teve nesta terça-feira (14), filas e aglomeração de pessoas na área externa. Durante a manhã, centenas de pessoas se acumularam em uma fila do lado de fora da agência da Caixa Econômica na Avenida da Amizade.

Os populares tentavam fazer saques do auxílio emergencial, por causa da pandemia do novo coronavírus. Os usuários ignoravam os avisos em cartazes do banco e recomendações das autoridades de saúde para manter distância uns dos outros.

Entre as pessoas na fila, havia inclusive idosos e poucos usuários estavam com máscaras para proteção, como recomendado pelo Ministério da Saúde, por causa da nova pandemia do novo coronavírus.

O maior causador das aglomerações e filas nos bancos e lotéricas, é a falta de informação. A Prefeitura Municipal de Tabatinga através da Secretaria Municipal de Assistência Social, informou que está dando orientações sobre o auxílio emergencial do Governo Federal aos indivíduos que estão procurando a coordenação. O atendimento também pode ser pelos números: 97 99175-2192 / 97 98421-0311 ou 97 98117-4449 de 8h às 12h e de 14h às 18h.

De acordo com depoimentos, a maioria das pessoas que procuraram a agência bancária estão com pendências de CPF, como por exemplo: nome da mãe incorreto ou com erro de escrita, CPF irregular, dentre outros.

Tais pendências devem ser resolvidas, para que só então o cidadão possa efetuar seu cadastro no APP do Auxilio Emergencial.

A polícia militar e a equipe do GGIFRON estiveram no local para auxiliar e orientar as pessoas, para que mantenham a distância exigida pela OMS e o Ministério da Saúde.

De acordo com o último boletim divulgado pelo GGIFRON nesta terça-feira (14), o município conta oficialmente com 03 casos confirmados de COVID-19.

No site do Auxílio Emergencial do Governo Federal estão as seguintes informações para esclarecimento:

  • Quem estava no Cadastro Único até o dia 20/03, e que atenda as regras do Programa, receberá sem precisar se cadastrar no site da CAIXA.
  • Quem recebe Bolsa Família poderá receber o Auxílio Emergencial, desde que seja mais vantajoso. Neste período o Bolsa Família ficará suspenso.
  • As pessoas que não estavam no Cadastro Único até 20/03, mas que têm direito ao auxílio poderão se cadastrar no site auxilio.caixa.gov.br ou pelo APP CAIXA | Auxílio Emergencial.
  • Depois de fazer o cadastro, a pessoa pode acompanhar se vai receber o auxílio emergencial, consultando no próprio site ou APP.

Segue tabela de pagamento para o Auxílio Emergencial:

Por: Portal Tabatinga

Foto: Divulgação/Internet