Candidatos têm respeitado regras da Justiça Eleitoral, garante TRE

Camila Bonfim

O coordenador da Comissão de Apoio aos Juízes Coordenadores da Propaganda Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Fued Semen, afirmou que, desde que iniciou o período da propaganda para as eleições deste ano, no último domingo (27), os candidatos têm respeitado as regras da Justiça Eleitoral. Na manhã deste domingo (4), a equipe ao TRE esteve na Feira de Artesanato da Eduardo Ribeiro, no Centro de Manaus.

“Temos identificado uma movimentação intensa desde o dia 27 (de setembro), principalmente dos candidatos majoritários. Ainda é muito tímida a propaganda dos candidatos proporcionais. Até agora, temos verificado que os candidatos têm se pautado conforme determina a legislação, até porque não houve grandes mudanças na lei eleitoral, e como todos são políticos experientes conhecem as normas. Eles procuram também se adequar a esta nova realidade do distanciamento social e da disponibilização de itens de segurança, como máscara e álcool em gel, para quem trabalha com eles”, disse.

Em relação às redes sociais, o coordenador afirmou que a comissão verifica, diariamente, o cumprimento das normas eleitorais. “Este ano a própria comissão está encarregada de fazer esta fiscalização”, frisou.

Quanto à nova realidade motivada pela epidemia do novo coronavírus, Fued afirmou que os candidatos têm adotado uma postura mais responsável.

“Verificamos que eles têm evitado reuniões presenciais, com aglomeração de pessoas, e alguns até já informaram que não vão fazer trabalho de ruas, como bandeiradas. Então, acredito que a campanha está se voltando, cada vez mais, para as redes sociais. Ainda assim, acho que os candidatos, principalmente os proporcionais, ainda irão se valer do direito de fazer reuniões em bairros para se tornarem mais conhecidos”, disse o coordenador.

Fonte: D24am