Governo do AM diz que aguarda parecer das autoridades sanitárias para se pronunciar sobre realização do Festival

Camila Bonfim

O Governo do Estado ainda não tem um posição formada sobre uma nova data para a realização do Festival de Parintins 2020.

Logo após, o anuncio dos dirigentes dos bois, feito na sexta (10/7), confirmando a realização do evento para 6,7 e 8 de novembro, o governo do Amazonas divulgou uma Nota para a Imprensa discordando da decisão.

A Nota evidencia que não há um entendimento entre os organizadores do Festival de Parintins sobre a nova data para novembro. Os organizadores da festa são os bois, a prefeitura e o Estado.  

O governo diz que somente se pronunciará sobre a realização ou não do Festival, este ano, após parecer das autoridades sanitárias sobre os riscos de exposição a covid-19. ‘ Autoridades sanitárias são as únicas capazes de avaliar os riscos de exposição’, afirma em nota.

O Estado acrescenta que não é possível tomar uma decisão, diante de um evento da grandiosidade do Festival de Parintins ‘sem embasamento científico’. O Festival de Parintins tradicionalmente ocorre em junho, mas foi adiado por causa da pandemia. 

NOTA DO GOVERNO DO AMAZONAS

Nota – Festival Folclórico de Parintins

O Governo do Estado do Amazonas só vai se pronunciar sobre a realização do Festival de Parintins após receber parecer das autoridades sanitárias, as únicas capazes de avaliar os riscos da exposição da população à Covid-19 em eventos do porte da festa popular. 

O Governo do Estado entende a relevância do evento para os habitantes de Parintins, de todo o Amazonas e do Brasil, enquanto manifestação cultural e geradora de renda, mas não é possível que tal decisão seja tomada sem o embasamento científico necessário que assegure o maior bem que todos temos: a vida.

Fonte: deamazonia.com.br