MEC marca para 1º de março retorno das aulas presenciais em universidades federais

Rose Portal

O Ministério da Educação (MEC) marcou para 1º de março, o início das aulas presenciais nas universidades federais do país. A nova data foi definida em portaria publicada na edição extra do Diário Oficial da União, nesta segunda-feira (7).

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, publicou em seu perfil no Twitter que “a decisão segue na mesma direção que a maioria dos países do mundo”.

O documento recomenda que, para a realização das aulas presenciais, as instituições deverão observar os protocolos de biossegurança para o enfrentamento da pandemia da covid-19.

Na semana passada, o governo publicou outra portaria que marcava o retorno das aulas em universidades federais para 4 de janeiro, mesmo sem planos de vacinação contra o coronavírus. Mas, com a repercussão negativa e a recusa dos reitores, o ministro da Educação recuou da decisão e reconsiderou a data.

O texto da nova portaria diz, ainda, que “os recursos educacionais digitais, tecnologias de informação e comunicação ou outros meios convencionais poderão ser utilizados em caráter excepcional, para integralização da carga horária das atividades pedagógicas”, no cumprimento das medidas para enfrentamento da pandemia do novo coronavírus.

A portaria que será publicada nesta data ajusta a anterior e estabelece o dia 1° de março para o retorno das aulas presenciais nas entidades de ensino superior.

A decisão segue na mesma direção que a maioria dos países do mundo.

Fonte: deamazonia.com.br