Coordenação do Programa de DST/AIDS realizou programação no Dia da Luta contra o HIV/AIDS

admin

Mobilização realizada na fronteira nessa terça-feira (1º), Dia mundial da luta contra a HIV/AIDS contou com a participação de mais 300 pessoas, entre profissionais da área da saúde de Tabatinga, professores, alunos e a participação da Secretaria da Saúde da cidade de Letícia, na Colômbia.

64ab96805127f8ed5f7d28613984a577

91031542e018b2e2f4150eb072853ddc
O coordenador do Programa de DST/AIDS de Tabatinga, Arnaldo Ferreira, fala do objetivo da campanha.
“O objetivo da caminhada é sensibilizar a opinião pública em relação a epidemia de aids no mundo, sendo que em Tabatinga hoje estamos como o terceiro município com maior índices infectados pelo vírus, e não só sensibilizar o público com relação a doença, mas quanto ao preconceito que a população tem contra as pessoas que tem o vírus HIV/AIDS.”

A novidade da campanha em Tabatinga deste ano é o teste com fluido oral para HIV. Camilo Cangalaia, presidente Associação de Gays, Lésbicas e Simpatizantes e Transexuais da tríplice fronteira, explica como é o processo do exame.
“Esse teste que a gente está realizando é o novo teste que chegou em nosso município já faz um mês. Nós da nossa associação fomo capacitados pra fazer esse novo teste que é do fluido oral, não é da saliva, é do fluido oral que fica entre o dente e a gengiva. A gente colhe todo esse fluxo com uma cotonete grande aí a gente faz o teste.”

A estudante Jackeline Taís fala da importância da caminhada de conscientização em prol da luta contra a AIDS.
“É importante porque podemos conscientizar todos os jovens e toda a cidade, porque todos precisamos saber como se prevenir”

Os testes de HIV/AIDS estavam sendo feito em uma barraca montada na fronteira entre o brasil e a Colômbia em Tabatinga e Letícia, e foi encerrado as 17h. De acordo com o coordenador Programa de DST/AIDS, foram distribuídos mais de 2 mil preservativos entre masculino e feminino, as quantias dos testes ão foram divulgados.

Fonte: Rádio Nacional do Alto Solimões
Fotos: Secom