Autoridades brasileiras e colombianas discutem livre comércio na fronteira

admin

Órgãos de fiscalização aduaneira de Tabatinga(AM) e de Letícia, na Colômbia, ser reuniram no início de maio para discutir sobre o Regime Especial Fronteiriço de Tabatinga e Letícia.

Para a moradora de Tabatinga, Ágata Cristine Campelo, a liberação de alguns produtos pela receita federal é importante. “Nós podemos comprar livremente produto internacional, podemos trazer para o Brasil sem que a Receita Federal possa apreender. Mas com esse decreto talvez fique bem melhor,  a gente consumir produtos internacionais que são bem mais baratos que no Brasil como celulares, tv’s, computadores”, comemora a moradora.
10502215_10203203559024623_95909341268078886_n
O presidente da Associação do Comércio de Tabatinga, Raimundo Nanato, acredita que o acordo entre as duas cidades vai beneficiar também as pequenas empresas de Tabatinga.“É uma forma de ajudar aqui a área do comércio, ajudar aos pequenos comerciantes que compram de pouco. Os grandes empresários que compram de muitos praticamente não compra quase nada em Letícia porque eles não produzem, mas os pequenos comerciantes das pequenas tabernas eles compram muita coisa na Colômbia, então eles vão estar livres pra fazer essa importação e fazer sua prestação de conta mês a mês com a receita”, opina Raimundo.

Uma outra reunião será realizada no próximo mês, no auditório da Universidade do Estado do Amazonas – UEA às 8h.

O acordo começou a ser negociado em 2008 e no final do ano passado a presidenta Dilma Rousseff autorizou a implementação do chamado Regime Transfronteiriço.

Fonte: Rádio Nacional do Alto Solimões