Especialista fala de planejamento familiar e destaca laqueadura e vasectomia

admin
Voluntárias Sociais entregam enxovais a gestantes carentes Na Foto: Foto: Ivan BAldivieso| AGECOM

Homens e principalmente mulheres que já tiveram filhos alguma vez pensam em passar por um método de esterilização como a laqueadura, procedimento feito na mulher, e a vasectomia que é realizado no homem. Os dois métodos são usados para evitar a gravidez.

A recomendação da Diretora da Maternidade de Tabatinga, a obstetra Pauline Campos, é que esse tipo de método seja feito depois de muitas conversas entre o casal e entrevista com o médico sobre a cirurgia. Segundo ela, o mais recomendável para se fazer a cirurgia é após a gestação.

A doutora disse que a vasectomia é um procedimento rápido, e que não há necessidade de se internar o paciente, já que se utiliza apenas a anestesia local.
Voluntárias Sociais entregam enxovais a gestantes carentes Na Foto:  Foto: Ivan BAldivieso| AGECOM
Em Tabatinga ela está inserida no planejamento familiar na Maternidade da cidade. A pessoa que quiser fazer a cirurgia, tem que procurar a Secretaria Municipal de Saúde e lá o paciente vai ser direcionado para ser inserido no planejamento familiar e receber orientações do profissional. A pessoa no momento da consulta precisa estar com todos os documentos pessoais.

Fonte: Rádio Nacional do Alto Solimões