Polícia vai reforçar combate ao narcotráfico com cães farejadores em Tabatinga

admin

O comando da Polícia Militar em Tabatinga apresentou oficialmente nesta quarta-feira (08) os três cães farejadores da raça Pastor Belga que vão auxiliar as ações de combate ao narcotráfico em Tabatinga e Benjamin Constant, no Alto Solimões.

Major da Polícia Militar de Tabatinga, Herlon Gomes, em entrevista a Rádio Nacional do Alto Solimões, disse que os cães estão em período de adaptação devido o clima mais quente da região e passam por treinamentos. Em breve estarão atuando em ações conjuntas com a Polícia Federal no aeroporto, portos e zonas de tráfico.

O major Herlon Gomes ressaltou ainda a parceria com a polícia colombiana que treinou policiais militares de Tabatinga. “Foram três policiais militares, um tenente e dois praças. Esses policiais fizeram os cursos durante mais quase 100 dias, ganharam todo o know how da academia nacional colombiana no curso de cães farejadores”.

A raça Pastor Belga foi escolhida por ter o perfil adequado de farejador e por ser de fácil adestramento. Cada cão custou 100mil reais e foi uma parceria entre o Governo do Estado do Amazonas, a Prefeitura de Tabatinga, Polícia da Colômbia e a Polícia Militar do Amazonas.

Fonte: Rádio Nacional do Alto Solimões