Maternidade de Tabatinga recebe credenciamento para posto de coleta de leite humano

admin

A Maternidade Celina Villacrez Ruiz, localizada no município de Tabatinga (a 1.105 quilômetros de Manaus), recebeu da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (a Rede BLH) o credenciamento para se tornar um dos 22 postos de coletas do Estado do Amazonas.

Gomos de Laranja

Mais três postos de coleta de leite humano foram credenciados, sendo um no município de Itacoatiara (a 175 quilômetros de Manaus) e dois em Manaus. A inauguração dos novos postos fez parte da programação da Semana Mundial de Aleitamento Materno, que aconteceu de 1º a 6 de Agosto, em Manaus. “Foi uma honra receber o credenciamento e assim fortalecer a ações de incentivo a amamentação, que se configura como uma das mais importantes estratégias para a diminuição da mortalidade infantil”, comemorou a diretora da maternidade de Tabatinga, Pauline Campos.

Em funcionamento desde o início deste mês, o posto de coleta de leite humano da maternidade de Tabatinga terá a função de recolher o leite doado e encaminhar para o Banco de Leite da Maternidade Ana Braga, em Manaus. No Banco de Leite o material será tratado (pasteurizado) e disponibilizado para alimentar recém-nascidos que necessitem do alimento, seja em Tabatinga ou na capital amazonense. Cerca de 11 bebês podem ser alimentados com apenas 200 mililitros de leite humano doado ao Banco.

Para oferecer o melhor atendimento às mães doadoras os profissionais de enfermagem receberam treinamento na maternidade Ana Braga, e estão prontos para dar suporte ao novo posto de coleta de leite, em Tabatinga.

auline Campos afirma que este gesto de solidariedade das mães ao doar leite é importante para o salvar bebês prematuros, que não podem ser amamentados por suas mães. “E extremamente importante termos o leite humano para usarmos na impossibilidade da mãe amamentar, principalmente, os prematuros e de baixo peso, pois fortalecerá sua imunidade e evitará várias doenças. Esse gesto de doar é demonstrar amor ao próximo”, comentou.

O leite humano reduz em torno de 13% as mortes em crianças até 5 anos de idade. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Unicef, em torno de seis milhões de vidas de crianças estão sendo salvas a cada ano por causa do aumento das taxas de amamentação exclusiva com leite humano.

Mães são incentivadas a doar leite

Para incentivar que as futuras mamães do município sejam doadoras de leite, a Maternidade realiza, durante as visitas de vinculação, a distribuição de um folder ressaltando a importância de ajudar crianças prematuras ou que a mãe não consegue produzir leite.

Fonte: http://institutonovoscaminhos.org.br/?p=4&n=292