Infraero participa da AmazonLog17 exercício de logística internacional na fronteira do Brasil

admin
?

O Aeroporto Internacional de Tabatinga (AM), localizado a tríplice fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru, recebe o AmazonLog17, exercício de logística multinacional interagências, entre os dias 6 e 13 de novembro. A Infraero integra as ações e fornece estrutura e apoio no segmento aeroportuário para 1,1 mil homens do Exército, Marinha e Aeronáutica, de ministérios e órgãos e agências dos governos brasileiro, colombiano, peruano e estadunidense, que contarão com a colaboração de representantes de outros 11 países.

A presença da Infraero no AmazonLog 2017 destaca a experiência e capacidade da empresa em administrar aeroportos em todo do País. Se de um lado a estatal opera grandes terminais internacionais aprovados pelos passageiros e com notas superiores às metas do Governo Federal, de outro a empresa se faz presente em localidades remotas, promovendo a integração do País em regiões onde as pessoas só podem chegar ou sair de avião ou barcos.

É justamente nestas últimas características que serão desenvolvidas as ações com tropas e meios (ATM). Tendo o Aeroporto de Tabatinga como base, as instalações serão utilizadas para a semana de exercícios, com um simulado de embarque de refugiados e recebimento de carga com ajuda humanitária que será lançada dentro da área do aeroporto.

A estrutura e os empregados da Infraero que participam do AmazonLog oferecem um aeroporto com pista de pouso e decolagem de 2.150 x 34 metros, um pátio de aeronaves com 17,3 mil m² e um terminal de passageiros de 1,3 mil m², capaz de receber até 1,6 milhão de passageiros por ano. Toda essa estrutura está distribuída em 6,5 milhões de m², área total que abriga o aeroporto. “Durante o AmazonLog, o aeroporto deverá receber 15 aeronaves do Exército e de agências como IBAMA e Defesa Civil, sendo sete helicópteros, que serão atendidos pela equipe da empresa sem prejuízo ao funcionamento normal das instalações”, afirma o superintendente do Aeroporto de Tabatinga, Edinelson da Silva Mota.

Experiência

Por estar localizado na fronteira, o Aeroporto Internacional de Tabatinga está habituado aos exercícios militares. A Operação Ágata, realizada no ano passado, contou com operações da Marinha, do Exército e da Força Aérea Brasileira para combater narcotráfico, contrabando e descaminho, tráfico de armas e munições, crimes ambientais, imigração e garimpo ilegais.

“A presença da Infraero na AmazonLog17 será uma grande oportunidade para trocar experiências com outros países e suas forças armadas e órgãos e agências de governo, ampliando a capacidade da empresa em viabilizar grandes operações como as que serão simuladas no exercício”, avalia o diretor de Aeroportos da empresa, Weber Ciloni.

Capacidade

Atualmente, o Aeroporto de Tabatinga conta com um voo comercial regular da Azul, que voa para Manaus com uma aeronave Embraer E-195 da aviação comercial regular. Trata-se da maior aeronave que pode operar no aeroporto, juntamente com o Hércules C-130 da Força Aérea Brasileira.

Para dar suporte às operações, a Infraero conta com o apoio da Polícia Federal sempre que há operação de voo comercial regular, bem como da Receita Federal, Ministério da Agricultura e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que atendem o aeroporto com caso de acionamento.

Imprensa – Infraero
Foto: Crédito: Divulgação/Infraero