Caminhada de Luta contra a Tuberculose

Camila Bonfim

 A Prefeitura Municipal de Tabatinga, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), promoveu na Avenida da Amizade, uma ação em alusão ao dia 24 de março, o Dia Mundial da Tuberculose. “Fronteira livre da tuberculose: abrace essa causa.”

Esta data marca a mobilização mundial em torno de uma doença que continua atingindo milhões de pessoas em todo o mundo e a ação teve como propósito chamar a atenção da população para uma doença que é de fácil diagnóstico e tem cura.

Tuberculose – É uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e sistemas. O principal sintoma é a tosse na forma seca ou produtiva. Por isso, recomenda-se que todo sintomático respiratório – pessoa com tosse por três semanas ou mais – seja investigado.

Há outros sinais e sintomas que podem estar presentes, como febre vespertina, sudorese noturna, emagrecimento e cansaço/fadiga A principal maneira de prevenir a tuberculose em crianças é com a vacina BCG (Bacillus Calmette-Guérin), ofertada gratuitamente no Sistema Único de Saúde – SUS.

Fonte e Fotos: Prefeitura Municipal de Tabatinga