Tabatinga realiza 7ª edição do Festisol

Camila Bonfim

Em sua 7ª edição, o Festival Internacional de Tribos do Alto Solimões, FESTISOL 2019, acontece entre os dias 29 de agosto a 1º de setembro. O evento muda a rotina dos moradores da Tríplice Fronteira: Tabatinga, Brasil; Letícia, Colômbia; e Santa Rosa, Peru.

A festa acontece no Centro Cultural de Tabatinga. Uma grande estrutura é montada todos os anos para receber o público do evento. Nos anos anteriores, mais de 25 mil pessoas lotaram as arquibancadas para prestigiar o FESTISOL, de acordo com dados da organização do evento.

Para receber os visitantes durante as quatro noites da festa, a rede de hotelaria de Tabatinga, aposta na culinária típica da região, ressalta o empresário do ramo de hotelaria Betinho de Oliveira. “No momento a gente se prepara no sentido de fazer uma reforma, melhorar o ambiente hoteleiro, uma café diferenciado, com muitas frutas da região”, relata Betinho.  

O comércio tem apostado na venda de adereços nas cores azul e branco e vermelho e branco, cores que simbolizam as duas agremiações, Onça Preta e Onça Pintada.Na Rua Marechal Malett, que concentra maior área comercial de Tabatinga, comerciantes fazem promoções de camisas das seleções brasileira, peruana e colombiana. Mais de 10 barracas de artesanatos estão montadas para venda e exposição no Centro Cultural da cidade. Além das vendas de comidas e bebidas variadas.

Os  turistas que visitam a fronteira neste período  aproveitam para degustar os variados pratos da culinária tripartite, entre eles, o churrasco de picanha brasileiro, ceviche, arroz chaufa, e a caipirinha.

Fonte: Rádio Nacional