NovidadesSaúde

Amazonas já tem casos confirmados de coronavírus em três municípios do interior

A FVS (Fundação de Vigilância em Saúde) confirmou 13 novos casos de Coronavírus (Covid- 19) no Amazonas, em anuncio nas redes sociais na tarde desta quinta-feira, 26. Os casos foram confirmados nas últimas 24h. Além dos dois casos de Parintins, a FVS (Fundação de Vigilância em Saúde) registrou um em Santo Antônio do Içá e outro em Boca do Acre no interior do estado. Do total de 67 casos, sendo uma morte, sete pacientes estão internados em hospitais e os demais acompanhados em casa. Outros 18 casos estão em investigação.

Rosimary Pinto disse que dos sete pacientes internados, um está na UTI. “Quem está em UTI está com risco de vida e, com o agravamento, pode ir a óbito”, disse. Os outros seis pacientes estão bem, e um deles, um senhor de 88 anos, deve receber alta ainda neta quinta-feira.

Sobre o caso em Santo Antônio do Içá ( município distante 878.71 km de Manaus), a diretora-presidente da FVS, Rosemary Pinto, informou que o paciente é um homem, médico, que esteve no Paraná e quando retornou sentiu os sintomas. Segundo Cássio Roberto, secretário executivo de Atenção Especializada do Interior, na próxima sexta-feira, 27, uma aeronave com insumos será enviada ao município e uma equipe da FVS estará no local para realizar coletas de exames que devem ser feito no laboratório Lacen, em Manaus.

Cássio Roberto informou que o governo comprou 60 mil testes que devem estar disponíveis na próxima segunda-feira, 30. Os custos estão na faixa de R$ 8 milhões “Estamos comprando no mesmo valor que o Ministério da Saúde e o mesmo teste que é validado pela Anvisa e que pode ser utilizado. O fornecedor deu a data prevista para segunda feira e entendemos que esse é um momento de dificuldade de aquisição de insumo em todo o país”, disse o secretário.

Segundo Rosemary Pinto, nos últimos dias o casos estão sendo confirmados em pessoas que não sabem com quem tiveram contato. “Estamos caminhando para a transmissão comunitária, onde não conseguimos identificar quem pegou o vírus de quem. Isso quer dizer que nossa curva não é uma curva de casos estritamente do Amazonas”, disse.

Os casos confirmados também possuem relação com o clima do Estado. “O Covid se comporta como todos os vírus respiratórios. Nos dias ensolarados o número de casos cai, quando temos uma chuva muito forte como foi o caso de anteontem (segunda-feira, 23), nós temos um aumento de números. De ontem pra hoje tivemos quase o dobro de casos”, disse Rosemary.

Novos testes

Sobre o uso dos testes, Rosemary Pinto informou que são limitados e que os profissionais de saúde serão os primeiros a utilizar, para garantir o isolamento. “Não vai ser destinado à população em geral e nem para quem tem sintomas brandos. Esses testes serão usados para identificar (o vírus) em profissionais da saúde e garantir o isolamento e também em pessoas com mais de 60 anos ou com doenças que podem se agravar”, disse.

Fonte: AmazonasAtual

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios