Médico denuncia falta de EPIs para atender população na rede estadual

Camila Bonfim

O médico Petrônio Quintelo, durante entrevista ao programa ‘DIÁRIO DO MANHÃ’, na RÁDIO DIÁRIO 95,7 FM e na RECORD NEWS MANAUS canais 27.1 e 78, na manhã desta segunda-feira (6), fez grave denúncia sobre falta de Equipamento de Proteção Individual (EPIs) para atender pacientes na rede estadual de saúde. No último final de semana, ele ‘viralizou’ ao mostrar que não poderia examinar um paciente, no Hospital Adriano Jorge, bairro Cachoeirinha, por falta de produtos de proteção.

“Tenho medo de ser acometido pelo vírus (Covid-19), no hospital. Tenho um colega médico que está internado em um hospital particular que foi acometido trabalhando. Nós não queremos engrossar as fileiras de óbitos, queremos respeito. Defendo todos os profissionais da Saúde. Estamos expostos”, desabafou ele.

Quintelo disse, ainda, que o vídeo foi gravado em um de seus plantões semanais, tendo em vista que ele é concursado tanto no Adriano Jorge, quanto na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon). “Não tínhamos máscara N95 para atender o paciente. Não temos EPIs para nada e isso não está certo. Quer dizer que só devemos usar EPI se o paciente apresentar todos os sintomas do novo coronavírus?”.

O médico destacou, também, que seus colegas que trabalham em outras unidades de saúde também passam pela mesma situação. “A Saúde está na UTI. Nós só queremos respeito com os profissionais. Não queremos ‘palminhas’. Queremos respeito no local de trabalho, segurança, é o mínimo que podem oferecer. Isso é ético! E peço aos colegas que não tenham medo de expor, de forma clara, nítida a verdadeira situação”, finalizou.

Fonte: D24am