Em tempo de pandemia, é importante fortalecer o sistema imunológico

Camila Bonfim

Cuidar da saúde é indispensável, e o avanço do novo coronavírus (Covid-19) fez com que a preocupação do público com o sistema imunológico aumentasse. Manter o corpo forte durante esse período é tão importante como evitar contatos físicos e higienizar as mãos.

O nutricionista Rachid Mokdci explica que para manter a imunidade alta é importante ter uma alimentação nutricionalmente balanceada, além de uma rotina de exercícios físicos e exames de saúde em dia.

“Comer com prazer é uma terapia que gera felicidade e satisfação. Deixar de comer vira uma tortura. O indivíduo pode realizar por dia ate seis refeições. Comendo tudo certo, na quantidade e momento certos, a pessoa acaba estabelecendo uma rotina saudável em relação à nutrição e alimentação”, explicou o especialista.

Por isso, nesse período de isolamento social é importante estabelecer uma rotina de alimentação, incluindo nas refeições alimentos ricos em vitaminas A, C e D.

“Geralmente, os alimentos ricos em vitamina C são por conta do ácido cítrico e acido ascórbico. Podem ser inclusos na alimentação alimentos verdes escuros (folhosos), gema de ovo e óleo de peixe, pois são fontes de vitamina D e também alimentos avermelhados e roxos, por terem propriedades antioxidantes. Aumentam a imunidade as vitaminas A, C e D, além de mel, própolis, cúrcuma, açafrão e gengibre”, ressaltou Rachid.

A jornalista Daniele Marinho,30, busca inserir uma alimentação saudável na rotina dos filhos. Ela é mãe de Clarisse, 2, e Daniel, 7, que gostam muito de frutas. Já verduras, a dupla tem resistência em comer.

“Eles amam frutas. Não gostam muito de verduras, aí diluímos na comida para eles não verem. Quanto às frutas, consumimos as que eles gostam mais, como melancia, laranja, abacaxi, morango e mamão. Oferecemos como lanche e eles consomem à vontade, destacou Daniele.

Frutas e legumes não previnem de infecções virais, e também não são antídotos para cura, mas ajudam a fortalecer o sistema imunológico e preparam o corpo para enfrentar possíveis inimigos da saúde.

Confira uma lista de alimentos para fortalecer o sistema imunológico indicada pelo nutricionista:

Frutas com vitamina C

Limão
Laranja
Abacaxi
Tangerina
Camu-Camu
Araçá-boi
Cupuaçu
Taperebá

Alimentos com vitamina D

Gema de ovo
Fígado de boi
Óleo de peixe
Cereais
Leite

Frutas antioxidantes

Uva
Laranja
Morango
Framboesa
Cereja

Tomate

Fonte: D24am