Segundo ciclo de reabertura do comércio em Tabatinga inicia hoje, quarta-feira, 01 de julho

Camila Bonfim

Restaurantes, academias, lanchonetes, cursos particulares, são algumas das atividades pertencentes ao segundo ciclo.

Mais uma etapa da retomada gradual de atividades não essenciais inicia a partir de hoje, em Tabatinga. O segundo ciclo do plano de reabertura do comércio contemplará mais estabelecimentos que os previstos inicialmente, além da inclusão de outras normas que visam garantir a saúde do consumidor ou cliente.

O novo ciclo de retomada foi divulgado pela Prefeitura Municipal de Tabatinga através do novo Decreto 214-2020 de 1º de julho de 2020.

Dessa forma, também voltam a funcionar restaurantes e lanchonetes, lojas de eletrodomésticos e artigos para casa, loja de confecção e calçados, concessionárias, loja de conserto e venda de bicicletas, loja de variedade, academias entre outros. Todos esses estabelecimentos, porém, devem seguir as recomendações da OMS e do Ministério da Saúde.

As medidas de distanciamento social incluem espaçamento de 1,5m entre pessoas, controle de aglomerações, entre outras; de higiene pessoal: uso obrigatório de máscara, disponibilização de álcool em gel 70%, desinfecção fora do estabelecimento, entre outras; e de sanitização de ambientes: desinfecção de superfícies, reforço na limpeza, boa ventilação, entre outras.

Veja o que pode funcionar desde o dia 1º de julho:

  • Restaurantes e Lanchonetes: Poderão atender apenas 50% da capacidade normal, com distanciamento de um metro entre as cadeiras e dois metros entre as mesas; marcação de um metro de distância para filas em Buffets Self-service.
  • Igrejas e templos: 30% de ocupação, com eventos de 01 hora de duração e intervalo de, no mínimo, 05 horas entre cada atividade; uso de máscara fácil é obrigatório para ingresso e permanência.
  • Lojas de eletrodomésticos e artigos para casa, loja de confecção e calçados, concessionárias, loja de conserto e venda de bicicletas, loja de variedade: Ficaram abertas entre 06:00h e 20:00h.
  • Barbearia e Salão de Beleza: Aberto entre 06:00h e 20:00h.
  • Academias: Lotação máxima de 01 cliente a cada 10m² e distanciamento de segurança de 02 metros entre usuários; devem realizar atividades individuais; disponibilização de álcool 70% para higienização dos equipamentos, após ouso por cada aluno;todos os alunos e colaboradores devem fazer o uso de máscara.
  • Cursos particulares: Poderão retomar suas atividades com 50% da capacidade e algumas restrições.
  • O Circo Ramito reinicias suas atividades, seguindo as restrições: Reduzir a capacidade de público para 50% da lotação máxima; vender os ingressos antecipadamente para evitar aglomeração na bilheteria; disponibilizar álcool 70% na entrada do circo e nas dependências; realizar desinfecção das cadeiras após cada espetáculo; entre outros.

Confira o Decreto:

Por: Portal Tabatinga