AmazonasNovidadesRecomendamos

Como alugar um apartamento em Manaus com economia e tranquilidade

Crédito: Pixabay

Muitas coisas levam uma pessoa a procurar um lugar para alugar, como a mudança de cidade, o estudo, a busca pela independência da família, ou simplesmente um lugar melhor para a pessoa e a sua família viverem. O aluguel de apartamento em Manaus é sempre um processo que reúne várias variáveis que precisamos prestar atenção, já que o lugar escolhido fará parte da nossa vida durante muito tempo, na maior parte das vezes. São muitas as questões a que devemos nos ater, como a localização e a questão do preço, e tudo isso irá nos ajudar a tomar a nossa melhor decisão.

Foi pensando nas questões das pessoas que nunca alugaram um imóvel e possuem algumas dúvidas, que fizemos esse artigo falando sobre como o fazer com economia e tranquilidade, sem precisar se matar de estresse, por conta disso. Lembre-se que planejar as coisas é sempre de uma importância crucial para tudo dar certo, é preciso se antecipar antes de possíveis coisas ruins acontecerem. Afinal, alugar o imóvel ideal nem sempre é algo fácil, exige pesquisa, responsabilidade e muita determinação. Lembre-se disso quando estiver num momento ruim pensando em desistir da empreita.

Com a atual economia do Brasil, que sofre uma crise inegável nos últimos anos, saber escolher um aluguel em Manaus barato e que não vai pesar no seu orçamento, é uma grande necessidade. O desemprego está maior do que nunca, especialmente por conta da pandemia do coronavírus, as pessoas não possuem as mesmas condições financeiras que tinham antes. Além disso, o processo de encontrar um apartamento pode ser bem desgastante, e não precisamos lembrar que o Brasil é um dos países que mais sofrem com doenças psicossomáticas, como ansiedade e depressão. Por conta disso, se resguardar nesse processo é importante, já que isso não agravará a situação da sua doença (caso a tenha).

Saiba a sua realidade financeira

Primeiramente, é preciso que você descubra como está a sua saúde financeira, para assim poder tomar as decisões baseadas na sua situação atual. Coloque no papel todos os seus gastos mensais, as suas contas e tudo o que você paga na sua atual residência. Fazendo isso, some tudo e analise se o seu salário é suficiente para cobrir todas essas despesas. Se você for um jovem adulto querendo sair da casa dos seus pais, por exemplo, e ver que é impossível sustentar uma casa sozinho, você pode pensar em reduzir um pouco as suas despesas, afim de realizar o sonho de ser independente.

Veja quais serão os seus gastos com o novo imóvel direta e indiretamente, verificando então os prós e contras que encontrará. Isso é muito importante se você estiver pensando em se mudar para um apartamento ou casa com um padrão maior do que é a sua atualmente. Afinal, se você vai morar num lugar mais caro, as suas contas com certeza acompanharão essa tendência. Saber se está pronto para assumir despesas dessa natureza, é crucial para não se meter em dívidas no futuro. Lembre-se disso.

Também é importante calcular como será o seu custo de vida morando no novo lugar, supondo que você tenha um bairro específico em mente. Você terá o custo de locomoção, caso trabalhe ou estude longe dali, além da questão do lazer e das coisas que você pode querer fazer no bairro, como uma academia ou aula de dança. Faça os cálculos e veja se vale a pena se mudar da onde se está, sabendo que tem muita gente que se arrepende depois de efetuar uma mudança radical de moradia como essa.

Vistoria do apartamento

Não ter pressa na hora de alugar um imóvel é importante para a prevenção de questões negativas futuras. Pense que você pode ser acusado de quebrar alguma coisa no apartamento injustamente, por exemplo, por isso é preciso resguardar os seus direitos, antes de assinar o contrato de aluguel. Assim, uma vistoria é necessária antes de alugar um imóvel, analisando o estado do mesmo e assegurando que possíveis problemas serão resolvidos futuramente. A ideia mais comum é realizar fotos e vídeos do apartamento, demonstrando as suas condições na época em que ele foi alugado.

Possíveis defeitos que a vistoria realizada, pode detectar logo no princípio, são: o estado da pintura, que pode estar danificada, possíveis estragos e marcas nas paredes e em lugares como a pia do banheiro, ou ainda qualquer coisa que esteja quebrada ou faltando na residência. Agora, problemas mais complexos e escondidos como questões na fiação elétrica, no encanamento do imóvel, devem ser notificados ao dono ou para a imobiliária no decorrer do contrato, assim que os problemas aparecerem. É importante lembrar, no entanto, que qualquer coisa que aconteça ao imóvel por mau uso da sua parte, caberá a você somente consertar quando for devolver as chaves.

Exija sempre um contrato

Muito acontece de existir um contrato oral entre o locador e o inquilino dando as normas e regras da relação, mas sem existir um papel que comprove e regularize tudo aquilo. Isso é muito errado, porque o contrato dá respaldo de lei a quaisquer problemas que você venha a ter no seu imóvel. Nele, deve constar o tempo que valerá tal contrato, o valor do aluguel, dados coletados na vistoria, penalidades ao locatário por qualquer infração, as taxas que serão pagas pela pessoa que aluga, dentre outras coisas. Isso garantirá os seus direitos, não se esqueça.

Paciência

O aluguel de um apartamento é uma decisão de vida complexa, que não pode ser tomada do dia para a noite, é sempre importante ter isso em mente. Ter paciência é imperativo para você descobrir aquilo exatamente que você procura num imóvel, além das suas necessidades para com ele. Agindo dessa forma, a possibilidade de você se arrepender de uma decisão tomada sob um ímpeto é pequena, sendo que a análise e uma atenção aprimorada são necessárias para o processo. Por último, ter paciência é muito importante para conseguir o melhor preço possível, visto que a situação financeira das pessoas não anda nada bem.

Para vocês que curtiram o nosso artigo sobre como alugar um apartamento com economia e tranquilidade, fica aqui o nosso convite para voltar ao nosso site e ler mais alguns dos nossos posts. Você não irá se arrepender!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios