Hospital de Guarnição de Tabatinga comemora 43 anos de existência na região do Alto Solimões

admin

Transcorrido no dia 28 de abril, o aniversário de criação do Hospital de Guarnição de Tabatinga (HGuT) foi comemorado na segunda-feira (29), com uma solenidade militar transcorrida no interior do pavilhão principal, devido ao mal tempo apresentado no horário marcado para o evento.

Os integrantes do HGuT, sob a direção do Sr Ten Cel JOSÉ PIRES DE CARVALHO SOBRINHO SEGUNDO, participaram da formatura, ocorrida às 09h00, que contou com a presença das seguintes autoridades: Sr Ten Cel TUBAGI, subcomandante do CFSol/8º BIS, representando o Sr Cel MACHADO, comandante daquela Organização Militar; Sr Capitão de Fragata FERNANDES, Capitão dos Portos de Tabatinga; Sr Ten Cel ALDO, Comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar; Sr 1º Ten LAUREANO, Comandante do Destacamento da Aeronáutica; Srª MARCELLA PEREIRA DA CUNHA CAMPOS, Diretora da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) – campus Tabatinga e; Sr 2º Ten SAMPAIO, Diretor do Centro de Treinamento do Amazonas (CETAM).

A solenidade contou com o canto da Canção do Serviço de Saúde, executada pela banda de música do CFSol/8º BIS, leitura do histórico do HGuT, e palavras do Sr Ten Cel PIRES. Após o evento, os convidados e integrantes do hospital participaram de uma confraternização no cassino de oficiais e rancho de cabos e soldados.

HISTÓRICO DO HGUT

O Hospital de Guarnição de Tabatinga foi criado pelo Decreto nº 66.510, de 28 de abril de 1970, no município de Benjamin Constant, próximo desta sede, tendo iniciado suas atividades em 01 de julho do mesmo ano. Foi transferido para a cidade de Tabatinga-AM em 10 de julho de 1982, mas só obteve autonomia administrativa em 01 de janeiro de 1987.

Como OMS integrante do convênio 700.600/1982 CMA/SUS, passou a atender a população civil em geral, e recebeu recursos para ampliar suas instalações, cuja primeira etapa foi inaugurada em 22 de novembro de 1989.

Hoje, aos 43 anos de existência, constitui-se na Unidade Hospitalar de referência para toda a vasta região Amazônica do Alto Solimões, particularmente para a cidade de Tabatinga, fronteiriça entre Brasil, Peru e Colômbia, banhada pelo rio Solimões e localizada junto à cidade de Letícia na Colômbia, ambas com características semelhantes, existindo entre os dois povos uma convivência totalmente amistosa e simbiótica.

Vejam as fotos:

Leave a comment