Semana do Meio Ambiente – Portal Tabatinga entrevista o Secretário Municipal de Meio Ambiente

admin

DSC_9027

Na Semana do Meio Ambiente, a Redação Portal Tabatinga, teve a honra de entrevistar o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Sr. José Borges Cuesta, que falou sobre os relevantes assuntos referente ao tema. Veja a entrevista:

1-      Ao assumir a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em um município como Tabatinga onde se faz necessária uma sensibilização maior ao tema, quais são suas perspectivas e os maiores desafios?

São as melhores possíveis, realizar meu trabalho, atender as expectativas, atender as demandas que é o nosso ideal, e prestar um bom serviço a população, o maior desafio é com relação ao lixão, que já estamos trabalhando e estamos enquadrando o município na política Nacional de Resíduos Sólidos, para que possamos assinar convênios para receber o curso para o financiamento do aterro sanitário.

2-      Quais ações estão sendo realizadas para a temática dos resíduos sólidos em Tabatinga?

Nós já realizamos uma audiência pública que foi para a apresentação do plano municipal dos resíduos sólidos e já estamos terminando o relatório para mandar para Câmara para ser aprovado e transformado em lei, já fizemos uma conferência dos resíduos sólidos e vamos levar a demanda dessa conferência para o Estado e juntar com os demais e levar para o Governo Federal no mês de agosto estaremos em Brasília na Conferência Nacional.

3-       Há algum trabalho de conscientização para com os munícipes ou entidades, na questão de coleta seletiva do lixo?

Ainda não há nenhum trabalho, hoje nós aprovamos o plano municipal de resíduos sólidos e estamos iniciando a elaboração do plano do gerenciamento do resíduo sólido toda a ação  que for feita ela deve esta incluída dentro do gerenciamento, nós estamos preparando alguns pontos específicos, algumas ações pontuais  fora do plano  para atender a demanda  mais vamos elaborar esse plano  de gerenciamento para melhor atender, as experiências que outros municípios tiveram  que já tem seus aterros  voltaram a ser lixão  justamente pela falta de gerenciamento. Estamos preparando o gerenciamento com planos de metas e ações  para assim levar isso adiante, são muitos, por exemplo hoje não temos um depósito para o lixo selecionado, não temos uma associação montada, não temos uma cooperativa  então temos que preparar o município para essa coleta, e se Deus quiser, essa é a ideia para começar esse ano em algum bairro isolado, com trabalho de  conscientização  na questão da coleta .

4-      Tratando-se de Prefeitura, quais ações estão sendo feitas para a problemática do Licenciamento Ambiental?

O licenciamento ambiental hoje é feito pelo IPAAM, todo o licenciamento, já foi feita uma reunião do conselho Estadual do meio ambiente onde passa algumas licenças para os municípios, nós vamos ver qual são essas licenças e preparar a Prefeitura para atender isso, mais a previsão esse ano, porque o IPAAM faz esse trabalho.

5-      Quais os parceiros e os órgãos que trabalham junto a Secretaria para a realização de um bom trabalho frente à secretaria?

Os principais parceiros estão no conselho do meio ambiente, onde são: IFAM UEA IPAAM, IDAM, PRODERAM, FUNAI, INFRAERO, DIOCESE, Associação dos comerciantes, Sindicato dos pescadores, Sindicatos dos agricultores,  associação dos Escoteiros, todos são parceiros e são atuantes, e  estamos com uma reunião por mês.

6-      Estamos na Semana do Meio Ambiente, há alguma atividade ou programação desenvolvida pela secretaria?

Estão sendo feitas nas escolas, haverá um evento no IFAM, esse evento tem parceria da Secretaria com a UEA, SEDUC e Secretaria Municipal de Educação, e sexta-feira vai ter uma carreata pela manhã, para fechar com chave de ouro a semana do meio ambiente.

7-      Deixe suas considerações finais.

A prefeitura esta fazendo o possível e o impossível para uma coleta de lixo regular e pedimos a população que tenha consciência de não jogar lixo na rua, pegar seu lixo e entregar para o lixo coletor, só dessa forma a gente vai ter uma cidade mais limpa, a prefeitura esta fazendo sua parte  e hoje há a necessidade do morador fazer sua parte também.

@Redação Portal Tabatinga

Leave a comment