Aulão preparatório para o Enem alcança perto de 20 mil alunos do interior

admin

Com aulas transmitidas via Centro de Mídias da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), alunos do 3° ano do ensino médio dos 61 municípios estão tendo a oportunidade de reforçar conteúdos educacionais como preparatório para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O vice-governador do Amazonas, José Melo, esteve no Centro de Mídias, no bairro Japiim (zona sul), no sábado (12), e destacou a importância da iniciativa que alcança perto de 20 mil alunos da rede estadual de ensino.

_AULÃO“É uma iniciativa do Governo do Estado de permitir aos nossos alunos melhorar os conteúdos que eles já estudaram e, com isso, dar os resultados que a gente espera, fruto do esforço que o nosso Governo tem feito”, ressaltou José Melo. As provas do Enem estão marcadas para os dias 26 e 27 de outubro e tem 155 mil inscritos no Amazonas.

Além dos 61 municípios do interior, os aulões estão sendo transmitidos pela primeira vez para 14 escolas de Manaus. No interior, o reforço de conteúdo é transmitido, via satélite, para 1,8 mil salas de aulas e 2,4 mil comunidades rurais do Amazonas. As aulas também poderão ser acessadas, a partir de agora, pela internet por meio do site www.centrodemidias.am.gov.br.

O secretário estadual de Educação, Rossiele Soares, explicou que as aulas virtuais possibilitam um alcance melhor entre os alunos. “Estamos fazendo isso há quatro semanas, fechamos um mês de preparação intensa de reforço para os nossos alunos. Quando colocamos um professor no estúdio ele consegue passar para milhares de alunos esse conhecimento. Se a gente coloca em um auditório a gente tem um limitador físico”. As aulas transmitidas no sábado foram sobre a competência 2 do programa do Enem, que é a Geometria Espacial.

Enem 2013 – Criado em 1998, o Enem ganhou impulso nos últimos anos quando sua nota passou a ser adotada no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), pelo qual os participantes podem pleitear vagas em universidades federais, tais como a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e institutos federais de ensino superior. Igualmente, o exame também é utilizado para o candidato pleitear bolsa de estudo em programas como Universidade para Todos (Prouni) e Programa de Financiamento Estudantil (Fies).

O exame é composto por provas objetivas, abrangendo 180 questões. No dia 26 de outubro serão aplicadas as provas das seguintes matrizes: “Ciências Humanas e suas Tecnologias” e “Ciências da Natureza e suas Tecnologias”. Neste dia, a prova terá a duração de 4h30 horas.

No dia 27 de outubro, serão aplicadas as provas das matrizes: “Linguagens, Códigos e suas Tecnologias”, “Matemática e suas Tecnologias” e Redação. Neste segundo dia o candidato disporá de 5h30 para a conclusão da prova.

Fonte: Agência de Comunicação do Amazonas

Leave a comment