Estudantes participam de oficina de redação durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Inpa

admin

Tema deste ano é “Meu esporte favorito”. Cerca de 300 alunos do ensino fundamental participam da atividade, que também é composta de pintura, desenho livre e quebra-cabeçaFoto Oficina Redação - Cred. Eduardo Gomes 2

Por Cimone Barros

Para despertar o interesse da criança para a leitura e a escrita, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) realiza oficina de redação com escolas da rede pública de Manaus (AM) que participam de atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) na Instituição. Os autores das três melhores redações serão premiados nesta quarta-feira (23) com livros infantis e educativos da Editora Inpa.

De acordo com a coordenadora da oficina de redação, Shirley Cavalcante, cerca de 300 estudantes do ensino fundamental de seis escolas participam da atividade. “A redação é não é obrigatória, faz apenas quem quer. Temos outras atividades educativas paralelas, como pintura, desenho e quebra cabeça”, disse Cavalcante.

O tema deste ano é “Meu Esporte Favorito”, em referência a temática abordada na SNCT, que é “Ciência, Saúde e Esporte. O aluno tem 20 minutos para escrever o texto. Vôlei e o futebol são os esportes favoritos das crianças.

“Algumas redações surpreendem pela capacidade de colocar no texto a correlação entre esporte e qualidade de vida”, contou a pedagoga Odinéia Bezerra, coordenadora substituta do projeto.

Elen Carolina Matos, 10, estudante do 4° ano da Escola Estadual Aristóteles Alencar aproveitou a sua primeira visita ao Inpa para participar de todas as atividades, desde a observação cuidadosa no tanque dos mamíferos aquáticos da Amazônia, onde estão os peixes-bois e ariranhas, passando pela oficina de redação até a visita à carpoteca – lugar onde se guarda fruto. “Eu gosto muito de escrever; tenho até um diário”, revelou.

Para a professora Leili Ane Farias, a visita das escolas ao Inpa é uma oportunidade significativa de agregar conhecimento e conscientização ambiental. “As crianças saem da sala de aula e conhecem um espaço que tem muito a ensinar, além de despertar a consciência ambiental”.

Fonte: INPA

Leave a comment