Escola padrão MEC/SEDUC é inaugurada na comunidade do Umariaçu II em Tabatinga

admin

Foi inaugurada na última sexta-feira, 17 de outubro, a Escola Estadual Indígena Élecia Campos Manduca, no Umariaçu II, comunidade pertencente ao município de Tabatinga.

DSC_0031Foto: Chico Araújo

A escola visa em atender cerca de 150 a 300 alunos da comunidade, com objetivo de melhorar o ensino local fazendo com que os alunos que estudam no centro da cidade tenham a viabilidade e um acesso a educação mais perto da comunidade.

Segundo Marcos Souza, Coordenador Regional de Educação de Tabatinga da Secretaria de Estado de Educação do Amazonas (SEDUC), “Élecia Manduca” é padrão MEC/SEDUC. A escola possui seis salas de aula, sala de leitura, arquivo e laboratório de informática.

Gustavo Albino, cacique do Umariaçu II, disse que a comunidade só tem a ganhar com esse tipo de trabalho, “A comunidade precisava de mais uma escola. Essa daqui começou a ser construída em 2012 e só agora em 2014 foi entregue, nós estávamos esperando ela ficar pronta pra ajudar os alunos daqui, pois eles têm que ir até a cidade para poderem estudar, mas agora isso vai ser diferente”, afirmou Albino.

Estiveram presentes na solenidade de inauguração, o prefeito de Tabatinga Raimundo Caldas “Calango” e o vice-prefeito Carlos Donizetti além do presidente da Câmara, Messias Figueiredo, secretários municipais e autoridades militares.

DSC_0205 Foto: Chico Araújo

Segundo “Calango” o cuidado da educação na cidade é uma prioridade, “Essa inauguração representa que estamos cuidando da educação como deve ser cuidada, e hoje entregamos uma escola para o Umariaçu II e é uma grande satisfação fazer parte disso”, afirmou.

2015 e UEA

Segundo Marcos Souza, as aulas na Escola Élecia Manduca vão começar em 2015 e a matriz curricular de ensino vai ser definida em breve.

Por meio de uma parceria entre a Universidade do Estado do Amazonas e a escola, vai ser possível criar uma turma da UEA na comunidade, para atender a demanda de estudantes do ensino superior que moram no Umariaçu II.

Fonte: Secom – www.tabatinga.am.gov.br

Leave a comment